quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Kursk

Kursk (Kursk, Bélgica / Luxemburgo, 2018) – Nota 7,5
Direção – Thomas Vinterberg
Elenco – Matthias Schoenaerts, Colin Firth, Léa Seydoux, Peter Simonischek, August Diehl, Max von Sydow, Bjarne Henriksen, Magnus Milang.

Rússia, agosto de 2000. O submarino nuclear Kursk navega pelo Mar de Barents em uma missão de treinamento.

O velho submarino apresenta uma falha e parte dele explode, causando a morte de vários tripulantes e deixando os sobreviventes presos em um compartimento. 

Enquanto os marinheiros tentam manter o submarino funcionando, parentes se desesperam ao perceber a demora das autoridades russas em tentar o resgate. 

O desastre do Kursk tem semelhanças com a tragédia de Chernobyl, logicamente em uma escala menor. Os ingredientes são os mesmos. Equipamentos sucateados extremamente perigosos, trabalhadores sendo explorados e correndo perigo, além do terrível orgulho russo em não aceitar as próprias falhas ou ajuda externa. 

O filme é dramático nas sequências dentro do submarino, que foram muito bem filmadas por sinal e revoltante nas cenas em que os familiares precisam lidar com as autoridades, principalmente com a figura do oficial vivido pelo veteraníssimo Max von Sydow. 

No elenco, destaque para o belga Matthias Schoenaerts, que se torna o líder dos sobreviventes e que nos últimos anos vem em uma merecida crescente na carreira.

4 comentários:

brauns disse...

Parece mais um bom filme sobre desastre nuclear. Faz tempo que não vejo algo da Bélgica, pais que costuma produzir trabalhos interessantes. E é sempre bom ver o Max von Sydow atuando, uma lenda viva.

Hugo disse...

Brauns - É um filme muito bom e baseado numa história real.

Abraço

Luli Ap. disse...

Já quero ver!
A história é constrangedora.
95 tripulantes morrem de cara e o governo negligencia os 23 sobreviventes com a desculpa de que havia um míssil no submarino que não poderia ser "descoberto"
A Rússia só aceitou ajuda da Noruega e dos britânicos 4 dias depois do acidente.
O filme deve ser muito interessante.

Hugo disse...

Luli - Foi um desastre terrível potencializado por questões políticas.

Bjs