domingo, 27 de outubro de 2019

A Música da Minha Vida

A Música da Minha Vida (Blinded by the Light, Inglaterra / EUA, 2019) – Nota 8
Direção – Gurinder Chadha
Elenco – Viveik Kalra, Kulvinder Ghir, Hayley Atwell, Meera Ganatra, Kit Reeve, Aaron Phagura, Dean Charles Chapman, Nikita Mehta, David Hayman, Lorraine Ashbourne.

Luton, Inglaterra, 1987. Javed (Viveik Kalra) é um adolescente filho de paquistaneses que está no último ano de colégio e sonha ir para universidade para se tornar escritor. 

Ele enfrenta a resistência do pai (Kulvinder Ghir) que deseja ver o filho trabalhando e seguindo os princípios muçulmanos. Tudo começa a mudar quando um colega de escola (Aaron Paghura) apresenta para Javed as músicas de Bruce Springsteen que falam sobre as dificuldades da vida e a realização de sonhos. 

A onda de filmes sobre ícones da música muda um pouco o foco neste ótimo drama. Não é um filme sobre a vida de Bruce Springsteen, o que vemos é uma história real de um jovem que utilizou as músicas do cantor como inspiração para alcançar seu sonho. 

Apesar de não apresentar grandes surpresas, o roteiro é perfeito para contar uma história de vida em que o protagonista sofre não somente com seus problemas, mas também com as dificuldades enfrentadas pela sua família em meio a uma época em que a Inglaterra vivia uma enorme recessão econômica. 

A trilha sonora é outro ponto alto, lógico que pelas músicas de Bruce Springsteen e também por utilizar várias sucessos da época que farão os espectadores mais velhos voltarem no tempo. 

O desconhecido Viveik Kalra entrega uma simpática interpretação, totalmente de acordo com a proposta do filme. 

É uma história que vai além das músicas.

5 comentários:

Luli Ap. disse...

Que interessante a proposta do filme, gostei de não ser uma biografia, mas pelas músicas do Bruce Springsteen serem inspiração de superação para o protagonista.
Já anotei aqui.
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Larissa disse...

Bruce Springsteen é um dos meus cantores favoritos da vida graças ao meu pai. Nunca vi ele sendo citado em filmes, apenas sua música Streets of Philadelphia por conta do filme. Então eu fiquei muito interessada em ver esse, sabendo que o cantor, mesmo que indiretamente, tem um papel importante. Gosto de filmes nesse estilo porém nunca vi um que abordasse tais temas como religião.

Abraço,
Parágrafo Cult

Hugo disse...

Luli - Foi uma ótima sacada do roteiro.

Larissa - Apesar de ter uma longa e ótima carreira, Bruce Springsteen nunca foi uma celebridade. Este pode ser o motivo de não ser um cara citado em filmes.

Bjs

Liliane de Paula disse...

Mesmo sem ser um baseada na vida de Bruce Springsteen, as "estórias" escritas nas música dele, nem conheço muitas, torna o filme interessante.
Todo pai e toda mãe tem sonhos e planos para seus filhos.
Não sei se, como mãe, tive.

Hugo disse...

Liliane - A ideia é criativa e mais legal ainda por ser baseada em história real.