quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Tomates Verdes Fritos, As Baleias de Agosto & O Regresso Para Bountiful


Tomates Verdes Fritos (Fried Green Tomatoes, EUA, 1991) – Nota 8
Direção – Jon Avnet
Elenco – Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson, Mary Louise Parker, Cicely Tyson, Chris O’Donnell, Stan Shaw, Gailard Sartain, Grace Zabriskie, Gary Basaraba, Richard Riehle, Lois Smith, Nick Searcy.

Em uma pequena cidade do Alabama, Evelyn (Kathy Bates) está frustrada com sua vida e seu casamento. Durante uma visita a uma casa de repouso onde sua tia está vivendo, Evelyn faz amizade com Ninny (Jessica Tandy), uma senhora educada que gosta de contar histórias sobre sua vida.

A amizade que nasce entre as duas cresce na medida em que Ninny conta sobre a vida de sua família quando era ela jovem, começando pela Primeira Guerra Mundial até a Depressão Econômica dos anos trinta.

Em flashback, conhecemos a história de amizade entre Idgie (Marie Stuart Masterson) que Ninny diz ser sua irmã e Ruth (Mary Louise Parker), além de seus amores, dramas e traumas.

Baseado em um famoso livro, este longa acerta no tom das duas narrativas, detalhando a vida de pessoas comuns em épocas diferentes enfrentando desafios e problemas. Além da sensível história, o destaque fica para o ótimo elenco feminino com atrizes de várias gerações.

As Baleias de Agosto (The Whales of August, EUA, 1987) – Nota 7
Direção – Lindsay Anderson
Elenco – Bette Davis, Lilian Gish, Vincent Price, Ann Sothen, Harry Carrey Jr.

Sarah (Lilian Gish) e Libby (Bette Davis) são duas irmãs viúvas que moram juntas em uma casa à beira mar na região do Maine. Enquanto Sarah é ativa e otimista, Libby se tornou amarga e cínica após perder a visão. As visitas de uma velha amiga (Ann Sothern), de um vizinho russo (Vincent Price) e de um prestador de serviços (Harry Carey Jr.) mexe com a relação das irmãs. 

Este simpático longa pode ser considerando uma verdadeira homenagem a carreira do elenco de veteranos. A mais velha na época era Lilian Gish que tinha noventa e três anos e que fora estrela desde o cinema mudo. Bette Davis e Vincent Price eram outras figuras sagradas que tiveram aqui os últimos papéis de destaque na carreira. 

O roteiro explora a questão da terceira idade através personagens que enfrentam este período de formas diferentes entre si. Os diálogos sobre passado e presente são extremamente sensíveis e realistas.

O título se refere as baleias que em épocas passadas visitavam a região no mês de agosto e eram esperadas pelas irmãs quando eram jovens. É um bom filme praticamente esquecido.

O Regresso Para Bountiful (The Trip to Bountiful, EUA, 1985) – Nota 7,5
Direção – Peter Masterson
Elenco – Geraldine Page, John Heard, Carlin Glynn, Rebecca DeMornay, Richard Bradford, Kevin Cooney.

Houston, 1947. Carrie Watts (Geraldine Page) é uma viúva que mora com o filho (John Heard) e a nora (Carlin Glynn). Sem perspectivas de coisas novas na vida, Carrie tem apenas o sonho de visitar sua cidade natal chamada Bountiful que fica em Utah. 

Sem estar na melhor condição de saúde e com pouco dinheiro, Carrie é proibida de viajar por seu filho. Mesmo assim, ela consegue escapar e pegar o trem, cruzando o caminho da jovem Thelma (Rebecca DeMornay), com quem criará um laço de amizade durante a viagem. 

Este sensível drama foca nas dificuldades da terceira idade, principalmente na dependência em relação aos filhos, além da nostalgia ao relembrar uma época da vida que jamais voltará. 

A ótima atuação como protagonista deu a veterana Geraldine Page seu único Oscar após ter sido indicada oito vezes ao prêmio. Ela tinha apenas sessenta anos na época, mas aparentava ter mais. A atriz ainda fez alguns poucos trabalhos antes de falecer em 1987.

8 comentários:

Pedrita disse...

só vi tomates há muitos anos, é muito bom realmente. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Os outros dois tb são bons filmes.

Bjs

Marília Tasso disse...

Tenho muita vontade de ver Tomates Verdes Fritos.

Liliane de Paula disse...

Já vi os 3.
Todos bons.
"Baleias de agosto" vi faz pouco tempo e comentei.

Assisti "Culpa".
Interessante.

Hugo disse...

Liliane - Eu gostei bastante de "Culpa".

Bjs

Hugo disse...

Marília - Procure, vc vai gostar.

Abraço

Luli Ap. disse...

Desses assisti Tomates verdes fritos e gostei muito da proposta.
Levo a indicação de As baleias de Agosto e o Regresso para Bountiful.

Hugo disse...

Luli - Os outros dois são bons filmes.

Bjs