domingo, 15 de setembro de 2019

O Vencedor & Competição de Destinos


O Vencedor (Breaking Away, EUA, 1979) – Nota 7
Direção – Peter Yates
Elenco – Dennis Christopher, Dennis Quaid, Daniel Stern, Jackie Earle Haley, Barbaria Barrie, Paul Dooley, Robyn Douglas, Hart Bochner, Peter Maloney, John Ashton.

Dave (Dennis Christopher), Mike (Dennis Quaid), Cyril (Daniel Stern) e Moochie (Jackie Earle Haley) são jovens amigos que vivem sem grande expectativa de futuro em uma cidade de Indiana. Apenas Dave tem a chance de ir para a universidade local, porém demonstra muito mais entusiasmo em se tornar ciclista.

Os jovens ainda enfrentam um conflito com os universitários que os tratam como caipiras. Quando ocorre uma competição de ciclismo na região, surge a chance dos jovens rebeldes mostrarem seu valor. 

Este drama foi um dos primeiros longas a explorar a juventude perdida, tema que se tornou habitual à partir dos anos oitenta. Os jovens protagonistas são de uma geração que começava a ver o mundo de uma forma muito mais pessimista do que seus pais. O inconformismo resultava em apatia para alguns jovens e revolta para outros. 

Ao mesmo tempo em que a premissa é interessante, o estilo da narrativa envelheceu um pouco, com algumas situações e soluções que hoje se mostram ingênuas. 

O filme ganha pontos pela espontaneidade do elenco, que entrega atuações simples e realistas, numa época em que Dennis Quaid, Daniel Stern e Jackie Earle Haley eram desconhecidos. A curiosidade é que o protagonista Dennis Christopher foi o que conseguiu menos sucesso na carreira, estando hoje praticamente aposentado.

 Vale citar que filme venceu o Oscar de Melhor Roteiro escrito pelo falecido Steve Tesich, que em 1985 teria outro roteiro sobre ciclismo levado às telas em “Competição de Destinos”. 

Competição de Destinos (American Flyers, EUA, 1985) – Nota 6,5
Direção – John Badham
Elenco – Kevin Costner, David Marshall Grant, Rae Dawn Chong, Alexandra Paul, Robert Townsend, Jennifer Grey

Marcus (Kevin Costner) é um médico que pratica ciclismo nas horas vagas. Seu sonho é participar de uma famoso corrida de bicicletas chamada “Hell of the West” que acontece nas Montanhas Rochosas. Marcus esconde também um segredo referente a um problema de saúde para convencer seu irmão mais novo David (David Marshall Grant) a ser seu parceiro na corrida. A competição é a chance dos irmãos superaram conflitos e criarem um novo laço. 

O roteiro escrito pelo falecido Steve Tesich é quase uma versão adulta e mais voltada para o drama de “O Vencedor” que ele escreveu em 1979. O tom de rebeldia juvenil daquele longa se transforma em um drama misturado com esporte repleto de clichês. O filme ganha pontos pelas paisagens das montanhas e pelas boas cenas da disputa ciclista. 

Vale citar que este foi um dos primeiros filmes em que público e crítica prestaram atenção no talento de Kevin Costner, que se tornaria famoso mundialmente dois anos depois com o sensacional “Os Intocáveis”.

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Pena que O Vencedor ficou datado, mesmo assim levo a indicação.
Competição de destinos achei ok, apesar dia clichês (não tenho nada contra desde que bem feitinho), cumpre o prometido.

Hugo disse...

Luli - Mesmo datado, eu gostei mais de "O Vencedor".

Bjs