sábado, 14 de setembro de 2019

The Mustang

The Mustang (The Mustang, França / Bélgica, 2019) – Nota 6,5
Direção – Laure de Clermont Tonnerre
Elenco – Matthias Schoenaerts, Bruce Dern, Jason Mitchell, Connie Britton, Gideon Adlon, Josh Stewart, Noel Gugliemi.

Roman Coleman (Matthias Schoenaerts) está preso em uma penitenciária localizada numa região rural. 

Após sair da solitária, ele recebe a chance de trabalhar ao ar livre cuidando de cavalos selvagens que são domados por detentos para serem leiloados. 

Mesmo sem conhecimento algum com animais, aos poucos Roman tenta se aproximar de um cavalo considerado indomável. 

Baseado em um programa real de ressocialização de presos que existe em alguns estados do oeste americano, este longa utiliza um personagem ficcional como protagonista. 

Aos poucos o roteiro detalha porque Roman é um sujeito calado de difícil relacionamento e qual o crime que o levou para cadeia. O roteiro ainda insere algumas situações típicas dos filmes de prisão, como o tráfico de drogas e a violência entre detentos. 

Um ponto interessante é fazer um paralelo entre as atitudes e os sentimentos de Roman em relação a perda da liberdade e a “revolta” do cavalo que não aceita ser domado. Por outro lado, a narrativa lenta e as várias cenas de montaria cansam um pouco, sendo mais indicadas para quem gosta de cavalos. 

Vale destacar a atuação de Matthias Schoenaerts e do veteraníssimo Bruce Dern como o treinador especializado em domar cavalos.  

2 comentários:

Luli Ap. disse...

Gosto de filmes com animais (cachorro, gato, cavalo, zoo) e achei interessante o paralelo entre protagonista humano e protagonista cavalo além da premissa da reinserção em sociedade.
Mais um que quero assistir 😊😊

Hugo disse...

Luli - Com certeza vc irá gostar deste filme.

Bjs