domingo, 8 de setembro de 2019

Narcos: México

Narcos: México (Narcos: México, México / EUA, 2018)
Direção – Andrés Baiz, Amat Escalante, Alonso Ruizpalacios & Josef Kubota Wladyka
Elenco – Michael Peña, Diego Luna, Joaquin Cosio, Matt Letscher, Alyssa Diaz, Tenoch Huerta, Aaron Staton, José Maria Yazpik, Lenny Jacobson, Alejandro Edda, Yul Vazquez, Ernesto Alterio, Scoot McNairy.

Sinaloa, México, 1985. Miguel Angel Felix Gallardo (Diego Luna) é um jovem policial que percebendo o potencial de negócio da venda maconha para os Estados Unidos, se aproxima do chefão do tráfico local e não demora para apresentar sua ideia de unir os variados grupos em um cartel. 

A ideia maluca funciona porque seu cunhado Rafael (Tenoch Huerta) desenvolveu um novo tipo de maconha que pode ser plantada no deserto, longe da fiscalização das autoridades. 

Em paralelo, o agente americano do DEA Enrique “Kiki” Camarena (Michael Peña) aceita uma transferência para o escritório em Guadalajara, onde apenas quatro agentes trabalham sem ajuda alguma das autoridades mexicanas. Aos poucos, Kiki e seus companheiros passam a investigar a nova organização criminosa. 

As duas primeiras temporadas de “Narcos” focavam no Cartel de Medellin comandado por Pablo Escobar e a terceira no Cartel de Cali dos irmãos Rodriguez Orejuela. Esta nova temporada é considerada uma espécie de filhote da série original que tem como objetivo detalhar o nascimento dos Cartéis Mexicanos junto com a história do agente Kiki Camarena, deixando claro que as duas narrativas são baseadas em fatos reais.

A série mantém a mesma qualidade das temporadas anteriores, com um roteiro bastante didático em relação a “´profissionalização” do tráfico naquele país através da ligação dos criminosos com policiais e autoridades que dificultavam qualquer tipo de investigação, criando uma espécie de poder paralelo, além é claro de mostrar da escalada da violência. 

Quanto ao elenco, Michael Peña dá conta do recado como o agente obcecado em chegar nos líderes do Cartel, enquanto Diego Luna mesmo não comprometendo, fica uma sensação estranha ao ver o ator baixinho com cara de moleque interpretando um chefão do tráfico. 

Vale citar que a narração da história fica por conta de Scoot McNairy, que aparece apenas no final do último episódio, sendo uma espécie de entrada para a segunda temporada em que ele será um dos protagonistas.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Eu gostava do seriado sobre o DEA, com agentes reais.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu gosto do tema, sempre rende bons filmes e seriados.

Bjs

Luli Ap. disse...

Gosto dos dois protagonistas e fico instigada ao saber que a série mantém a qualidade.
Quero assistir.

Hugo disse...

Luli - A série é muito boa e ainda fica o gancho para a segunda temporada.

Bjs