domingo, 2 de setembro de 2018

Ghost World: Aprendendo a Viver

Ghost World: Aprendendo a Viver (Ghost World, EUA / Inglaterra / Alemanha, 2001) – Nota 7,5
Direção – Terry Zwigoff
Elenco – Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, Brad Renfro, Illeana Douglas, Bob Balaban, Stacey Travis.

Após se formarem no colégio, Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) planejam alugar um apartamento e morar juntas. Adolescentes cínicas que pensam que sabem tudo sobre a vida e desprezam as pessoas ao redor, elas decidem tirar um sarro de um sujeito que postou um anúncio procurando uma mulher. 

O pobre sujeito (Steve Buscemi) vai ao encontro fantasma, enquanto é observado pelas jovens, que resolvem segui-lo até em casa. A curiosa Enid se aproxima do homem que se chama Seymour sem contar a verdade e acaba criando um laço de amizade após conhecê-lo melhor. A imaturidade da garota e suas atitudes impensadas causarão problemas ainda maiores. 

Este longa independente é baseado numa história em quadrinhos que foca em personagens que beiram o clichê, mas que ao mesmo tempo são tristes retratos da vida atual. O roteiro explora temas universais como insegurança adolescente, imaturidade, dificuldade de relacionamentos e solidão. É o tipo de filme em que alguns momentos faz o espectador rir sem muito jeito e em outros deixa um pitada de tristeza. 

Vale destacar o ótimo elenco. A sumida Thora Birch passava a impressão de que se tornaria uma grande atriz, mas infelizmente sua carreira jamais decolou. Por outro lado, Scarlett Johansson que aqui está um pouco abaixo, hoje é uma das maiores de Hollywood. Não posso deixar de citar o sempre ótimo Steve Buscemi, aqui perfeito como o sujeito que se sente deslocado no mundo.  

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que vou gostar desse filme, Hugo.
Anotei.
Acho Steve Buscemi bem feio mas sempre bom ator.
Não conheço a Thora Birch.

Hugo disse...

Liliane - É uma história bem interessante sobre imaturidade e solidão.

Luli Ap. disse...

Interessante essa premissa, fiquei curiosa.
Vou favoritar aqui.
Bjs Luli

Hugo disse...

Luli - É um misto de drama e comédia bem interessante.

Bjs