sábado, 2 de dezembro de 2017

Mindhunter

Mindhunter (Mindhunter, EUA, 2017)
Criação – Joe Penhall
Direção – David Fincher (4 episódios), Andrew Douglas (2), Asif Kapadia (2) & Tobias Lindholm (2)
Elenco – Jonathan Groff, Holt McCallany, Hannah Gross, Anna Torv, Cotter Smith, Cameron Britton, Joe Tuttle, Happy Anderson, Sonny Valicenti.

Em 1977, o agente do FBI Holden Ford (Jonathan Groff) ministra aulas para agentes em formação sobre negociação de reféns. Seu interesse em entender o aspecto psicológico dos criminosos chama a atenção do experiente agente Bill Tench (Holt McCallany), responsável pelo trabalho de análise de comportamento do FBI. 

Tench e Ford passam a trabalhar juntos fazendo palestras para policiais por todo o país. O interesse no assunto faz com que a dupla decida visitar na prisão o famoso assassino Ed Kemper (Cameron Britton). A conversa com Kemper leva a dupla a iniciar uma série de entrevistas com criminosos violentos. 

Esta ótima série em dez episódios produzida pela Netflix é inspirada em um livro escrito por Mark Olshaker e John Douglas sobre as entrevistas que o segundo fez com vários serial killers nos anos setenta. O resultado das entrevistas de Douglas ajudou o FBI e a polícia americana a entenderem melhor como funciona a mente de um serial killer e quais "armas" utilizar para enfrentar este tipo de assassino. 

Os agentes do FBI são personagens fictícios, enquanto os serial killers são baseados em assassinos reais, inclusive utilizando seus nomes verdadeiros e com atuações baseadas no comportamente real deles. É curiosa as pequenas participações de um sujeito (Sonny Valicenti) que parece alheio a trama, mas que será importante provavelmente na segunda temporada quando mostrará seu lado obscuro. É um personagem baseado num serial killer chamado Dennis Rader. 

Além de enfrentarem o desafio de conversar com assassinos malucos, os protagonistas também precisam convencer seus superiores e os policiais que eles ajudam a compreenderem algo que até então não existia. Um assassino deste porte era visto apenas como um maluco, policial algum tinha o interesse de entender o porquê do seu comportamento. 

Não espere cenas de ação, o foco é a análise psicológica que se aprofunda principalmente nas conversas com os assassinos. O grande destaque fica para o assustador Cameron Bright que interpreta o assassino Ed Kemper, conhecido como Big Ed. Um sujeito gigante, de fala doce, muito bem articulado, porém autor de crimes assustadores.

Vale citar que um dos nomes por trás da série é David Fincher, diretor de longas como "Clube da Luta" e "Zodíaco", que aqui dirige os dois primeiros episódios e os dois últimos.

Agora é esperar pela segunda temporada.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Só vi o 1º episódio, mas devo vê o resto.
O problema é que tive tanta raiva desse policial imbecil querendo desvendar a mente doentia de um psicopata coisa que a medicina não consegue ainda fazer.
mas vou vê.
O 1º episódio, o psicopata debocha dele e achei foi bom.

Hugo disse...

Liliane - A ideia do policial é entender as motivações do psicopata, analisando seu passado, suas relações familiares, etc. Na época em que o estudo verdadeiro foi feito, era algo ainda mais difícil de entender do que nos dias atuais.

Rodrigo Mendes disse...

O grande acerto da Netflix foi depositar todas as contas em David Fincher (que também dirigiu o igualmente brilhante "House of Cards"). Mindhunter é uma das melhores séries do ano, na folga!

Abraço.

Hugo disse...

Rodrigo - Fincher acertou em cheio nesta ótima série.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Tá na minha lista, devo começar ainda essa semana, aproveitando o recesso, rs.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Vale a pena, a história é bem interessante. Muito mais drama do que policial.

Bjos