sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

A Grande Esperança Branca

A Grande Esperança Branca (The Great White Hope, EUA, 1970) – Nota 6
Direção – Martin Ritt
Elenco – James Earl Jones, Jane Alexander, Lou Gilbert, Joel Fluellen, Robert Webber, R. G. Armstrong, Hal Holbrook, Moses Gunn.

No início do século XX, Jack Jefferson (James Earl Jones) se torna o primeiro boxeador negro campeão do mundo. O forte racismo da época nos Estados Unidos o transformou em alvo das autoridades que viam o sucesso de Jefferson como um exemplo que não deveria existir para a população negra. 

Para derrubá-lo, um promotor (Hal Holbrook) e um agente do FBI (Robert Webber) utilizam uma lei para acusá-lo de se aproveitar de uma jovem branca (Jane Alexander), que na verdade era sua própria noiva. 

Inspirado na vida real do boxeador, este longa tem como destaques a triste história de perseguição sofrida pelo protagonista e a presença de James Earl Jones interpretando um sujeito ao mesmo tempo inteligente e complicado. 

Infelizmente o formato do filme envelheceu bastante. As cenas dramáticas são teatrais, a passagem do tempo extremamente confusa, além da única cena de luta no final ser fraca. 

Vale citar que as críticas sociais marcaram a filmografia do diretor Martin Ritt, que entregou trabalhos bem melhores do gênero como “Norma Rae” e “Conrack”.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Acho que só vi um filme com luta de boxe.
E foi o de Robert de Niro.

Hugo disse...

Liliane - Este filme é muito mais um drama biográfico, do que um longa sobre boxe.