terça-feira, 4 de julho de 2017

O Homem de Lugar Nenhum & O Profissional


O Homem de Lugar Nenhum (Ajeossi, Coreia do Sul, 2010) – Nota 8
Direção – Jeong Beom Lee
Elenco – Bin Won, Sae Ron Kim, Tae Hoon Kim, Hee Won Kim, Seong Oh Kim, Thanayong Wongtrakul.

Chae Tae Sik (Bin Won) é o solitário e calado dono de uma loja de penhores. O passado do sujeito é uma incógnita. Vizinho de uma dançarina de boate viciada em drogas, Chae é sempre procurado pela filha da mulher, a garotinha Jeong So Mi (Sae Ron Kim). Mesmo não dando muita atenção, a garotinha mostra afeição por Chae.

Quando a mãe de Jeong rouba um pacote de drogas na boate onde trabalha, produto que fazia parte de uma negociação entre as máfias coreana e chinesa, ela e a sua filha se tornam alvo das duas quadrilhas. Para salvar Jeong, Chae se envolve na situação, que tem ainda a participação da polícia.

O cinema coreano é especialista em thrillers e dramas policiais. Este é mais um belo exemplo de como explorar um roteiro comum de forma competente, criando suspense, drama e ótimas cenas de ação que misturam tiroteios e lutas. É interessante a forma como aos poucos o roteiro detalha o passado do protagonista. A história lembra “O Profissional”, longa que Luc Besson comandou nos anos noventa e que postarei uma resenha em seguida.

O Profissional (Léon, França, 1994) – Nota 8
Direção – Luc Besson
Elenco – Jean Reno, Gary Oldman, Natalie Portman, Danny Aiello, Michael Badalucco, Ellen Greene.

Léon (Jean Reno) é um solitário e deprimido assassino profissional que vive em Nova York. Sua vida muda quando a família vizinha é assassinada por policiais corruptos liderados por Stansfield (Gary Oldman). Apenas a garota Mathilda (Natalie Portman) consegue escapar. Mesmo com apenas doze anos de idade, Mathilda jura vingança contra seus agressores. Léon termina por “adotar” Mathilda, criando um inusitado sentimental, inclusive ensinando a garota a se defender e até a matar se necessário for para sobreviver. 

O cuidado com a parte técnica sempre foi o ponto alto da filmografia de Luc Besson, inclusive nos trabalhos em que ele é apenas o produtor. Neste longa, Besson consegue unir seu talento neste quesito com uma história sensível e um roteiro que desenvolve com competência a relação entre os personagens de Jean Reno e Natalie Portman, que ainda adolescente entrega uma das suas melhores interpretações da carreira. 

Consta que a relação entre os personagens seria mais complexa e até com toques de sedução, porém a decisão final foi de criar uma relação menos polêmica para não chocar o público da época e também evitar problemas com a censura. A decisão se mostrou acertada e o longa se tornou um grande trabalho de Besson.  

2 comentários:

Pedrita disse...

eu amo o profissional. grande filme, ótimo roteiro e adoro a interpretação dos dois. comentei aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2008/03/o-profissional.html

Hugo disse...

Pedrita - Apesar dos estilos diferentes, os dois filmes que comentei são ótimos.

Bjos