sábado, 8 de julho de 2017

Ouro e Cobiça

Ouro e Cobiça (Gold, EUA, 2016) – Nota 8
Direção – Stephen Gaghan
Elenco – Matthew McConaughey, Edgar Ramirez, Bryce Dallas Howard, Corey Stoll, Tobu Kebbell, Bill Camp, Joshua Harto, Craig T. Nelson, Maicon Blair, Timothy Simons, Adam LeFevre, Frank Wood.

Em 1988, Kenny Wells (Matthew McConaughey) está à beira da falência. A empresa de mineração herdada do pai sequer tem uma sede. Ele e os poucos funcionários que restaram operam dentro de um bar. 

O sonho de reerguer a empresa surge com a notícia de que o geólogo Mike Costa (Edgar Ramirez) defende uma tese de que existe ouro em um local no interior da Indonésia. A tese de Costa é tratada como piada no mercado de mineração. Wells decide procurar Costa para tentar levar adiante a ideia de procurar ouro. Os dois criam uma sociedade e se aventuram na floresta em busca da riqueza. 

Inspirado numa complexa história real, este ótimo longa apresenta pelo menos três reviravoltas que valem a sessão. Não vou entrar em detalhes sobre as reviravoltas e aconselho que não assistam ao trailer ou leiam mais sobre a trama, esperem pelas surpresas. 

O ponto principal do roteiro é a ganância. Junto com ela surge o gosto pelo poder, pelo status e o ego inflado, ao mesmo tempo em que o dono do dinheiro se vê cercado de abutres loucos para conseguir uma mordida da fortuna. 

Vale destacar a interpretação de Matthew McConaughey, que mais uma vez se entrega totalmente a um papel, inclusive fisicamente. Careca e com uma barriga de cerveja, seu personagem é o típico negociante exagerado e obcecado, inclusive na sua relação com Kay (Bryce Dallas Howard). 

Outro destaque são as locações na selva da Indonésia, com várias sequências debaixo de uma chuva tropical.

Considero o longa uma agradável surpresa.   

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Adoro esse ator mas não gosto do enredo.
Coisa de se embrenhar nas matas atrás de nem sei o que.

Já foi vê Mulher Maravilha?

Hugo disse...

Liliane - A história vai além da aventura na mata, por isso resulta em um bom filme.

Ainda não assisti "Mulher Maravilha".