sábado, 1 de julho de 2017

A Rua Sem Nome

A Rua Sem Nome (The Street With No Name, EUA, 1948) – Nota 7,5
Direção – William Keighley
Elenco – Mark Stevens, Richard Widmark, Lloyd Nolan, Barbara Lawrence, Ed Begley, Donald Buka, Joseph Pevney, John McIntire.

Uma gangue especializada em grandes assaltos em Nova York se torna alvo do FBI após cometer dois assassinatos. 

O inspetor Briggs (Lloyd Nolan) recruta o jovem agente Gene Cordell (Mark Stevens) para investigar o caso no submundo da cidade e tentar se infiltrar entre os ladrões. 

Não demora para Cordell descobrir que o líder do bando é Alec Stiles (Richard Widmark), que se apresenta como dono de uma academia de boxe para esconder suas atividades criminosas. 

Apesar do filme ser uma clara propaganda do governo para mostrar a eficiência do FBI, inclusive utilizando uma narração formal em off, este longa vale a sessão pelo bom desenvolvimento da trama. 

O roteiro é muito bem amarrado, explorando a entrada do protagonista no mundo do crime, ao mesmo tempo em que outro agente (John McIntire) o vigia para mantê-lo vivo caso seja descoberto. 

Diferente da tecnologia atual, os contatos eram feitos de modo simples, através de luzes nas janelas, cabines telefônicas e bilhetes deixados em locais públicos. 

Para quem gosta de filmes policiais antigos, este longa é uma ótima opção, tendo ainda o grande Richard Widmark como o impiedoso vilão. 

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Não é meu estilo de filme.
Do ator Richard Widmark só lembro ter visto O Julgamento de Nuremberg.

Hugo disse...

Liliane - Richard Widkmark foi um grande ator, trabalhou em bons filmes nos anos cinquenta e sessenta principalmente.