segunda-feira, 10 de julho de 2017

Neve Negra

Neve Negra (Nieve Negra, Argentina / Espanha, 2017) – Nota 7
Direção – Martin Hodara
Elenco – Ricardo Darin, Leonardo Sbaraglia, Laia Costa, Federico Luppi, Dolores Fonzi.

A morte do pai faz com que Marcos (Leonardo Sbaraglia) volte da Espanha para a Argentina com sua esposa Laura (Laia Costa) que está grávida. 

O pai deixou uma enorme propriedade na região da Patagônia, local onde vive Salvador (Ricardo Darin), o recluso irmão mais velho de Marcos que sofre há décadas pela morte acidental de um irmão menor durante uma caçada. A família tem ainda a irmã Sabrina (Dolores Fonzi), que está internada em um hospital psiquiátrico. O reencontro entre os irmãos reabre as feridas do passado. 

Além da narrativa principal que se passa nos dias atuais, o diretor utiliza flashbacks para mostrar detalhes da vida dos irmãos quando eles eram adolescentes e principalmente para desvendar aos poucos o que realmente ocorreu na caçada que vitimou o irmão mais novo da família. Para o cinéfilo acostumado ao gênero fica fácil descobrir o que aconteceu, a surpresa fica para a motivação do ato. 

O filme ganha pontos pela bonita fotografia que explora as paisagens naturais da gelada Patagônia e pelo ótimo elenco. Assim como a locação, a narrativa também é fria e um pouco irregular. Não está entre as melhores produções argentinas dos últimos anos, mas mesmo assim é uma obra competente. 

6 comentários:

Cleber Eldridge disse...

Tinha um pessoal falando muito mal desse filme, ia até assistir no cinema, mas deixei de lado, já saiu pra baixar?

https://21thcenturycinema.blogspot.com.br/

Liliane de Paula disse...

Filme recente (2017) e com o sempre bom Ricardo Darin.
Sou fã.
Todos os filmes com ele (os que vi) são sempre bons.
Vi, por indicação sua Um conto chinês.

Marcelo Keiser disse...

Sou fã do Ricardo Darin, mas esse filme ainda não me atraiu. Já o vi em alguns sites para baixar (respondendo a pergunta do Cleber), mas odeio filmes que se vendem como imperdíveis. Normalmente são apenas bons. Acho que eu sou dos "contra mesmo".

abraço

Hugo disse...

Cleber - O filme está abaixo dos trabalhos comuns a carreira da Drain, mas não é ruim como muitas críticas sugerem. Você encontrará on line.

Liliane - O estilo desse é bem diferente de "Um Conto Chinês.

Marcelo - Perfeito. Também não confio neste filmes que dizem ser o "mais assustador" ou algo do gênero. Este filme é interessante, apesar de irregular.

Abraço

Amanda Aouad disse...

"Para o cinéfilo acostumado ao gênero fica fácil descobrir o que aconteceu, a surpresa fica para a motivação do ato". É isso. E o motivo pareceu meio inverossímil para mim, por isso, acabei não curtindo tanto esse filme, ainda que a cena final seja muito boa e Darin seja sempre ótimo. Um filme interessante, mas longe dos grandes filmes dele.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Sim, o filme ficou um pouco abaixo do esperado.

Bjos