quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cadillac Records

Cadillac Records (Cadillac Records, EUA, 2008) – Nota 7
Direção – Darnell Martin
Elenco – Adrien Brody, Jeffrey Wright, Columbus Short, Gabrielle Union, Beyoncé Knowles, Eamon Walker, Mos Def, Emmanuelle Chriqui, Cedric the Entertainer, Norman Reedus, Jay O. Sanders, Vincent D’Onofrio, Isiah Whitlock Jr, Eric Bogosian.

Chicago, 1941. Leonard Chess (Adrien Brody) é o dono de um ferro-velho que decide mudar de ramo e abre uma bar noturno em um bairro de negros. Muddy Waters (Jeffrey Wright) saiu do Mississippi com o sonho de se tornar músico. O destino faz com que os dois cruzem o caminho e iniciem uma parceria que resulta na Chess Records, gravadora que se transformaria no berço do Blues e do Rock’n Roll.

O roteiro detalha a história da dupla e da gravadora durante pelo menos vinte anos, período em que nomes como Little Walter (Columbus Short), Howlin Wolf (Eamon Walker), Etta James (Beyoncé Knowles) e Chuck Berry (Mos Def) se tornaram famosos.

O filme segue o estilo das adaptações de biografias, mostrando o início da carreira, a chegada do sucesso e do dinheiro, as mulheres e os problemas familiares, financeiros e com drogas. Tudo isso intercalado por ótimas músicas.

Pela grande quantidade de informações e o longo período em que se passam os acontecimentos, algumas situações são mostradas rapidamente, sem que isso atrapalhe a agradável narrativa.

A história é narrada em off por Willie Dixon, personagem de Cedric the Entertainer.

Para quem gosta de Blues e do Rock em seus primórdios, este longa é uma boa pedida

6 comentários:

Marília Tasso disse...

Maravilhoso esse filme! Beyoncé ficou ótima como Etta James.

Hugo disse...

Marília - A história, os personagens e as músicas são melhores do que filme, que precisa pular etapas pela grande quantidade de informações. Mesmo assim, é uma diversão de qualidade.

Abraço

Liliane de Paula disse...

Deve ser um filme bem bom de se vê.
História com música.
Não consigo gostar de Adrien Brody.

Hugo disse...

Liliane - É um filme agradável.

Pedrita disse...

eu gostei demais, fiquei bem melancólica. meus ídolos foram mostrados no filme. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Mesmo assim é sempre bom ver uma história sobre um tema que gostamos.

Bjs