sábado, 4 de fevereiro de 2017

O Duelo & A Caminho do Oeste



O Duelo (The Duel, EUA, 2016) – Nota 6
Direção – Kieran Darcy Smith
Elenco – Woody Harrelson, Liam Hemsworth, Alice Braga, Emory Cohen, Felicity Price, William Sadler, Christopher James Baker, Christopher Berry.

Vinte e dois anos após testemunhar o pai morrer em um duelo de facas, David (Liam Hemsworth) se tornou um Texas Ranger. Ele recebe a missão de investigar o assassinato de mexicanos próximo a uma pequena vila isolada. A missão se torna mais perigosa porque o líder do local é Abraham (Woody Harrelson), o pistoleiro que matou seu pai e que agora diz ter sido tocado por Deus e ganhado a capacidade de curar pessoas. David segue com sua esposa Marisol (Alice Braga) para o local, com o objetivo de descobrir se o sujeito é o responsável pelas mortes dos mexicanos. 

É muito complicado produzir um western que foge dos padrões do gênero. Quase sempre estes experimentos falham. Aqui ocorre exatamente isso. O roteiro tenta transformar o personagem de Woody Harrelson ao mesmo tempo em um líder espiritual de uma seita e um bandido cruel do velho oeste. A narrativa irregular e a “disputa” pela personagem de Alice Braga beiram mais um suspense B do que um western, mesmo que na parte final o diretor explore o clichê do duelo entre os rivais e da violência dos tiroteios. 

O resultado é um filme estranho e irregular.

A Caminho do Oeste (Slow West, Inglaterra / Nova Zelândia, 2015) – Nota 6,5
Direção – John Maclean         
Elenco – Kodi Smit McPhee, Michael Fassbender, Ben Mendelsohn, Caren Pistorius, Andrew Robertt.

Jay (Kodi Smit McPhee) é um jovem escocês que saiu de seu pais natal para encontrar a garota por quem é apaixonado. A garota e o pai fugiram da Escócia e se refugiaram em uma região isolada do oeste americano. Sozinho, um pouco ingênuo e sem entender a brutalidade do local, Jay termina por contratar o pistoleiro Silas (Michael Fassbender) para levá-lo até seu destino. O que Jay não sabe, é que sua amada e o pai são procurados e que Silas pretende receber a recompensa. 

Este western filmado na Nova Zelândia explora a clássica premissa de unir dois personagens completamente diferentes entre si, criando um inusitado laço de amizade. Durante a viagem pela região selvagem, os protagonistas enfrentam índios e bandidos, além de uma dolorosa sequência com um casal desesperado. 

Por mais curioso que pareça por se tratar de um western, o roteiro enfoca também o romance, principalmente em algumas cenas em flashback, além de explorar a busca obstinada do garoto apaixonado interpretado por Kodi Smit McPhee. 

É um faroeste incomum, mesmo com direito a um violento tiroteio na sequência final.

4 comentários:

Liliane de Paula disse...

Esse caminho do Oeste parece interessante se tem romance.
Acho que nunca vi filmes com Alice Braga.
Acho que ela é mais atuante que a tia. Ou não?

Hugo disse...

Liliane - Por ser mais jovem e ter a indicação da tia, Alice Braga está conseguindo alguns papéis em Hollywood, mas sinceramente, não vale grande talento nela.

Sonia Braga também tentou a carreira em Hollywood, mas fez pouca coisa de destaque.

Marília Tasso disse...

Gostei muito de "Slow West", um faroeste atípico.

Hugo disse...

Marília - É um western diferente.