quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A Chegada

A Chegada (Arrival, EUA, 2016) – Nota 7,5
Direção – Dennis Villeneuve
Elenco – Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker, Michael Stuhlbarg, Mark O’Brien, Tzi Ma.

Quando naves alienígenas pousam em doze lugares diferentes da Terra, a especialista em línguas Louise Banks (Amy Adams) é convocada pelo coronel Weber (Forest Whitaker) para tentar encontrar uma forma de “conversar” com os visitantes. 

Em parceria com o físico Ian Donnelly (Jeremy Renneer), Louise precisa conseguir uma resposta antes que os governos dos países envolvidos decidam tentar expulsar as naves. 

É basicamente uma ficção pacifista, que busca inspiração em “O Dia em que a Terra Parou”, clássico que Robert Wise dirigiu em 1951. Diferente daquele filme, este trabalho de Dennis Villeneuve insere no roteiro uma reviravolta que é revelada na parte final, transformando a história em algo mais sensível e quase poético, deixando de lado o suspense comum ao gênero. 

Este caminho que o roteiro toma e a escolha do diretor em levar a narrativa em banho-maria, resulta em uma obra que entrega muito menos do que promete. Por outro lado, é preciso destacar a parte técnica caprichada, tanto nas cenas que envolvem a nave, como nas belas e melancólicas sequências que revelam a vida da protagonista. A atuação de Amy Adams é outro ponto positivo. 

Pela premissa e pelo talento do diretor, eu esperava algo a mais.

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Amy Adams é quase garantia de bom filme. Vc acha?

Hugo disse...

Liliane - Ele é ótima atriz e muita bonita. A expectativa por este filme era grande, por isso considero que o resultado ficou abaixo do esperado.

Marília Tasso disse...

Não gostei, achei muito abaixo do que o diretor já apresentou, não vi nada demais.

Hugo disse...

Marília - Não é um filme ruim, mas a grande expectativa deixou o público frustrado com o resultado.

Abraço

Amanda Aouad disse...

Não estou no time dos decepcionados, rs, pelo contrário, gosto muito de A Chegada, exatamente por esse viés poético que você falou, essa reflexão. Acho um filme envolvente e emocionante em diversos aspectos.

bjs

Hugo disse...

Amanda - O problema foi a expectativa.

Bjos