domingo, 20 de setembro de 2015

Bem-Vindo a Nova York

Bem-Vindo a Nova York (Welcome to New York, EUA / França, 2014) – Nota 5,5
Direção – Abel Ferrara
Elenco – Gerard Depardieu, Jacqueline Bisset, Marie Mouté, Paul Calderon, Paul Hipp, Shanyn Leigh, Ronald Guttman.

Em 2011, o então diretor do FMI, o francês Dominique Strauss Kahn foi acusado de violência sexual contra uma camareira do hotel onde estava hospedado em Nova York. Kahn foi preso quando estava tentando embarcar de volta para a França e obrigado a responder um processo, além de passar alguns meses em prisão domiciliar, até ser liberado por falta de provas. 

O diretor Abel Ferrara decidiu contar sua versão para esta história real, criando como protagonista o fictício Sr. Deveraux (Gerard Depardieu) e mostrando todos os passos do sujeito, desde sua chegada em Nova York, passando pelas orgias com prostitutas, o suposto crime, a prisão e a crise com a esposa (Jacqueline Bisset). 

Por mais que a história seja polêmica e chame a atenção, o filme é extremamente irregular, com saltos no tempo mal explicados e uma narrativa arrastada, inclusive com duas discussões extremamente chatas entre Depardieu e Bisset na parte final. 

Vale destacar as duas ousadas sequências com as prostitutas e a interpretação de Depardieu, que com sua enorme figura cria um sujeito amoral e depravado, inclusive com uma cena de nudez total. 

Abel Ferrara já foi considerado uma versão marginal de Martin Scorsese por retratar o submundo de Nova York em vários de seus filmes, porém sua filmografia é cheia de altos e baixos. Seus melhores trabalhos como “Cidade do Medo” e “O Rei de Nova York” foram produzidos antes de 1990. Depois disso, pouca coisa se salva na carreira do diretor.  

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Eu gostei muito deste filme. Precisaria rever, mas lembro de ter gostado. Depardieu é um ator incrível.


Cara, estou de volta com o blogue!! Andei sumido, mas estou escrevendo novas críticas.
Não sei ainda se vou estar ainda mais ativo como antigamente, mas bateu aquela saudade do blogue em nome dos velhos tempos...

Grande abraço.

Rodrigo


http://cinemarodrigo.blogspot.com.br/2015/09/relatos-selvagens.html#more

Hugo disse...

Rodrigo - Valeu pela visita, sempre que possível visitarei seu blog.

Abraço