segunda-feira, 13 de julho de 2015

Um Crime Americano

Um Crime Americano (An American Crime, EUA, 2007) – Nota 7,5
Direção – Tommy O’Haver
Elenco – Catherine Keener, Ellen Page, James Franco, Ari Graynor, Hayley McFarland, Hannah Leigh, Brian Geraghty, Jeremy Sumpter, Scout Taylor Compton, Bradley Whitford, Evan Peters, Tristan Jarred, Michael O’Keefe, Nick Searcy, Romy Rosemont.    

Em meados de 1965, o casal Likens (Nick Searcy e Romy Rosemont) passa por uma crise e para tentar se reconciliar, decide viajar por algumas semanas com o circo onde trabalham sem levar as filhas. Sylvia (Ellen Page) e Jennie (Hayley McFarland), esta última que tem uma deficiência nas pernas causada pela poliomelite, são deixadas com Gertrude Baniszewski (Catherine Keener), uma mulher separada, que namora um jovem com metade de sua idade (James Franco) e que cuida sozinha de seis filhos, sendo quatro mulheres, um garoto e um bebê. 

A princípio, as filhas de Gertrude parecem gostar de Sylvia e Jennie, porém um determinado fato desencadeia o ódio em Paula (Ari Graynor), a irmã mais velha da família. Paula acusa Sylvia, que se torna alvo de Gertrude, que para defender a filha, decide punir a garota, dando início a uma inacreditável sequência de abusos físicos e psicológicos. 

Baseado em um terrível fato real, o roteiro deste longa foi escrito de acordo com os testemunhos colhidos no julgamento realizado no ano seguinte, em 1966, detalhando uma situação tão absurda que chega a ser quase surreal. 

As sequências de abuso são de virar o estômago, não por serem sangrentas ou algo do gênero, mas pela falta de humanidade dos envolvidos. A história é também um exemplo de como crianças e jovens podem ser manipulados por alguém que demonstre poder. 

Os desempenhos de Catherine Keener como a mãe desequilibrada e da jovem Ellen Page como a vítima que narra em off sua própria história, são os destaques do elenco.  

2 comentários:

Amanda Aouad disse...

Um filme que ainda não tive coragem de ver, mas está na minha eterna lista.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É uma história revoltante.

Bjos