quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Doador de Memórias

O Doador de Memórias (The Giver, EUA, 2014) – Nota 6
Direção – Phillip Noyce
Elenco – Jeff Bridges, Meryl Streep, Brenton Thwaites, Alexander Skarsgard, Katie Holmes, Odeya Rush, Cameron Monaghan, Taylor Swift, Emma Tremblay.

Após o caos que se abateu sobre a Terra, uma nova sociedade emergiu. A nova geração vive sob o controle de um grupo de anciões liderados por Elder (Meryl Streep), que prega uma vida igual para todos, sem emoções e por consequência sem conflitos. 

Para manter as pessoas sem emoções, diariamente elas recebem uma injeção imaginando ser algum tipo de vitamina. Sem emoções, as pessoas não conseguem ver cores, não podem se tocar e nem mesmo questionar a situação. 

Neste contexto, quando os jovens terminam o colégio, Elder faz a designação de trabalho para cada um deles. Quando Jonas (Brenton Thwaites) é escolhido para ser o “recebedor de memórias”, tudo muda. Jonas se torna aluno do antigo “recebedor” (Jeff Bridges), a única pessoa que tem o dom de guardar todas as memórias do mundo antes do caos. Conforme Jonas começa a descobrir como era o mundo antigo, seu lado questionador vem à tona. 

Este longa une duas vertentes do cinema atual voltadas para o público jovem: Ficção científica e best seller adolescente. A premissa recicla ideias de filmes como “A Vida em Preto e Branco”, “1984” e vários outros longas futuristas sobre sociedades totalitárias. 

Infelizmente, a tentativa do diretor australiano Phillip Noyce em criar sequências com simbolismos falha. A narrativa se mostra frouxa e algumas cenas são desconexas e sem explicação, principalmente na parte final, quando o personagem principal decide desbravar o resto do mundo. 

As presenças de Meryl Streep e Jeff Bridges tentam um dar algo a mais ao filme, o que funciona apenas na interpretação de Bridges como o desiludido ancião que guarda as memórias. 

Basicamente é um filme com uma bela produção e um ótimo cuidado visual, porém genérico na história e até piegas em alguns momentos.

5 comentários:

Marcelo Keiser disse...

Eu estou algum tempo querendo assistir a esse filme, mas ainda não tive a oportunidade. Fico curioso pela mistura de sua conclusão.

abraço

Amanda Aouad disse...

Jeff Bridges está muito bem mesmo. O filme tem coisas boas, mas, no geral, se perde mesmo. Tinha potencial para mais.

Abraços

Hugo disse...

Marcelo e Amanda - É um boa ideia mal desenvolvida.

Abraço

Emerson disse...

Mais um filme com uma boa ideia, que tinha tudo para dar certo, mas que se desenvolve de uma maneira não muito agradável e frustante no final...


Abraço!!!

Hugo disse...

Emerson - A parte final realmente é muito fraca.

Abraço