terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Os Abutres Tem Fome

Os Abutres Tem Fome (Two Mules for Sister Sara, EUA, 1970) – Nota 8
Direção – Don Siegel
Elenco – Clint Eastwood, Shirley MacLaine, Manolo Fabregas, Alberto Morin.

México, século XIX, o mercenário Hogan (Clint Eastwood) viaja pelo deserto com o objetivo de roubar uma fortuna guardada em uma fortaleza francesa. No caminho, ele cruza com uma garota que está prestes a ser violentada por quatro bandidos. Hogan mata os sujeitos e salva a jovem, que ao se vestir mostra que é uma freira e diz que se chama Sara. 

Logo, Hogan descobre também que a irmã Sara está sendo procurada pelos soldados franceses, pois sua igreja fica ao lado da fortaleza e ela sabe onde está escondida a fortuna. Os dois personagens aparentemente com objetivos diferentes, se unem para enfrentar a perigosa situação. 

Esta divertida e movimentada produção americana tem os dois pés no western spaghetti italiano. O personagem principal é o anti-herói clássico, semelhante aos papéis que Eastwood interpretou na “trilogia dos dólares” com Sergio Leone. 

A trama mistura muita ação com algumas cenas engraçadas a cargo de Shirley MacLaine, que por sinal esconde um segredo não tão difícil de ser descoberto. 

Os coadjuvantes são sujos, decadentes e desonestos, todos castigados pelo sol escaldante do deserto. 

Como curiosidade, este western foi reprisado a exaustão nos anos oitenta pela TV Record, que toda semana tinha várias sessões no período da noite intercalando westerns e filmes de Kung Fu, além de seriados clássicos como “Bonanza”, “Laredo” e “Os Pioneiros”.

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme que ganhou fama ao longo dos anos. Como grande fã do Eastwood só o posso recomendar.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - Este filme fez muito sucesso no Brasil, primeiro nos anos oitenta quando foi reprisado dezenas de vezes na tv aberta.

Abraço