quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Caçada Humana

Caçada Humana (The Chase, EUA, 1966) - Nota 9
Direção – Arthur Penn
Elenco – Marlon Brando, Robert Redford, Jane Fonda, Angie Dickinson, Robert Duvall, James Fox, Janice Rule, E. G. Marshall, Martha Hyer, Miriam Hopkins, Jocelyn Brando, Richard Bradford.

Na sequência inicial, vemos dois homens com roupas de presidiário fugindo, sendo perseguidos por policiais e cães. Quando chegam à estrada, um deles mata um motorista e rouba seu carro, deixando para trás Bubby Reeves (Robert Redford). A notícia da fuga chega ao xerife Calder (Marlon Brando), sujeito honesto, porém tripudiado pelos moradores da cidade que o consideram puxa-saco do milionário Val Rogers (E. G. Marshall). 

Para complicar ainda mais a situação, o filho de Val, Jake (James Fox) tem um caso com a mulher do fugitivo Bubber, a bela Anna (Jane Fonda). O fato faz com que Val envie seus capangas para caçar Bubber, enquanto Calder fica entre a cruz e a espada. Se ficar quieto sua reputação ficará ainda pior, mas se fazer valer a lei, entrará em confronto com o poderoso milionário. 

Analisando apenas como cinema, é difícil entender como um grande filme como este foi crucificado pela crítica quando lançado, mas por outro lado, o conteúdo repleto de traições, adultérios, violência e preconceito era muito pesado para época. 

Mesmo fracassando nas bilheterias, o trabalho do diretor Arthur Penn chamou a atenção do astro Warren Beatty, com quem havia trabalhado em “Mickey One” no ano anterior e por este motivo foi o escolhido para comandar “Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas”, longa que mudaria os parâmetros da violência e da censura no cinema americano. 

Além do roteiro, neste “Caçada Humana” é necessário destacar o ótimo elenco, que além dos nomes citados, tem ainda Robert Duvall como um covarde e Angie Dickinson como a esposa do personagem de Brando, que o pressiona para matar o fugitivo interpretado por Redford. 

Hoje quase esquecido, este ótimo drama merece uma revisita. 

4 comentários:

Amanda Aouad disse...

Boa dica, preciso ver esse.

bjs

Hugo disse...

Amanda - É um ótimo filme.

Bjos

Red Dust disse...

Um bom filme. Certeiro no argumento e com um naipe de actores de primeira.

Um abraço!!!

Hugo disse...

Red - É um belo elenco.

Abraço