terça-feira, 29 de abril de 2014

Mamute

Mamute (Mammuth, França, 2010) – Nota 6,5
Direção – Gustave de Kerven & Benoit Delepine
Elenco – Gerard Depardieu, Yolande Moreau, Isabelle Adjani, Miss Ming.

Serge de Pilardosse (Gerard Depardieu) está se aposentando após trabalhar dez anos em um frigorífico. Sua esposa Catherine (Yolande Moreau) é caixa de um supermercado que odeia o emprego e espera que rapidamente o marido comece a receber o benefício, porém o casal descobre que será necessário que Serge apresente dez comprovantes de emprego. 

Para não ser obrigado a pagar em dinheiro os meses faltantes, Serge pega sua velha motocicleta e viaja pela região em busca dos antigos comprovantes. No caminho ele reencontrará familiares, inclusive uma estranha sobrinha (Miss Ming) e descobrirá que não será nada fácil remexer o passado, relembrando inclusive uma tragédia que o atormenta. 

Esta diferente produção francesa dirigida a quatro mãos tem como ponto principal a interpretação de Depardieu, que cria um sujeito simples, cabeludo e enorme como o mamute do título (que serve também como o nome da moto do protagonista). O astro francês começa como um sujeito sem motivação, que parece deixar a vida levá-lo sem reação, mas que durante a jornada em busca dos antigos empregadores percebe que pode mudar sua vida, até o ponto em que a relação com a sobrinha se torna o empurrão que ele precisava. 

Como curiosidade, a atriz Miss Ming, que também é artista plástica e poetisa, por incrível que pareça é autista, tendo superando o problema através de sua carreira artística. 

Mesmo longe de ser um grande trabalho, este longa é uma verdadeira viagem de redescoberta de vida do protagonista. 

2 comentários:

Pedrita disse...

esse filme faz tempo que quero ver. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É um filme interessante, mas longe de ser especial.

Bjos