quarta-feira, 30 de abril de 2014

O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande

O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande (The Favour, the Watch and the Very Big Fish, Inglaterra / França / EUA, 1991) – Nota 6,5
Direção – Ben Lewin
Elenco – Bob Hoskins, Jeff Goldblum, Natasha Richardson, Michel Blanc, Jean Pierre Cassel.

Ontem o cinema perdeu o ator inglês Bob Hoskins, famoso principalmente pelo papel principal na ótima comédia “Uma Cilada Para Roger Rabitt”. Hoskins começou a carreira em seriados de tv na Inglaterra nos anos setenta, tendo conseguido seu primeiro papel de destaque no cinema no drama policial “Caçada na Noite” de 1980. A partir daí foram vários outros trabalhos importantes em filmes como “The Wall”, “Brazil: O Filme”, “Michael – Anjo e Sedutor” e até a péssima adaptação do game “Super Mario Bros.”. Como homenagem, estou postando sobre um dos filmes mais diferentes e estranhos da carreira do ator, inclusive no título. 

Em “O Favor, o Relógio e o Peixe Muito Grande”, Hoskins interpreta o fotógrafo Louis Aubinard, um sujeito extremamente pessimista que recebe de seu chefe a missão de encontrar um ator que seja fotografado como Jesus Cristo e passe credibilidade ao público. Antes de procurar alguém, Louis visita seu amigo Zalman (Jean Pierre Cassel, o falecido pai do astro Vincent Cassel) que está doente e pede um favor. Ele deseja que Louis o substitua no trabalho. Louis aceita e descobre que o trabalho do amigo é mixar o som de um filme pornô. 

No local, ela conhece a bela atriz pornô Sybil (a também falecida Natasha Richardson), por quem se sente atraído e que conta a ele uma história sobre um relógio e o pianista que nunca sorri. Antes disso, Louis passou pelo mercado e comprou um peixe gigante pensando em fazer uma bela refeição no jantar. Para tudo ficar ainda mais estranho, o fotógrafo encontra seu Jesus Cristo, um sujeito meio maluco (Jeff Golblum), que após ser fotografado passa a acreditar que é o verdadeiro Messias. 

Para quem gosta de filmes diferentes com um pitada de humor negro, vale arriscar uma sessão com este longa.  

Um comentário:

Anônimo disse...

pretty nice blog, following :)