sexta-feira, 17 de junho de 2011

O Balconista I & II


O Balconista (Clerks, EUA, 1994) – Nota 7,5
Direção – Kevin Smith
Elenco – Brian O’Halloran, Jeff Anderson, Jason Mewes, Kevin Smith, Marilyn Ghigliotti.

O filme se passa um loja de conveniência em New Jersey, onde o balconista Dante (Brian O’Halloran) é obrigado a trabalhar no seu dia de folga em virtude da falta do outro empregado. Durante o dia Dante atenderá diversos clientes engraçados, sempre tendo a companhia de Randal (Jeff Anderson), o atendente de uma locadora ao lado que prefere ficar conversando com Dante ao invés de trabalhar. 

Os diálogos entre a dupla é o melhor do filme, eles discutem temas como sexo, filmes, históras em quadrinhos, além dos problemas de Dante com suas namoradas. Para completar, um dupla de maconheiros vive na porta do estabelecimento vendendo drogas, sendo eles Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (o próprio diretor Kevin Smith). Enquanto Jay fala pelos cotovelos, Silent Bob não abre a boca. A dupla aparece em quase todos os filmes de Kevin Smith.

Este longa é a estréia de Kevin Smith na direção, que com pouco dinheiro e muito conhecimento do universo pop, filmou esta obra cult em preto e branco. O longa fez sucesso no circuito independente e deixou a impressão que Kevin Smith poderia se transformar num grande diretor, porém seus trabalhos posteriores mostraram que seu talento se restringia a este universo. Ele fez ainda o ótimo “Procura-se Amy” e o controverso “Dogma”, mas ficou longe de onde alguns críticos imaginava que poderia chegar.

O Balconista II (Clerks II, EUA, 2006) – Nota 7
Direção – Kevin Smith
Elenco – Brian O’Halloran, Jeff Anderson, Jason Mewes, Kevin Smith, Rosario Dawson, Jennifer Schwalbach Smith, Ethan Suplee, Jake Richardson, Ben Affleck, Jason Lee, Trevor Fehrman, Wanda Sykes, Earthquake.

Depois que o drama misturado com comédia “Menina dos Olhos” fracassou, o diretor Kevin Smith resolveu revisitar o filme que o fez conhecido e comandou a continuação de “O Balconista”. O filme se passa doze anos depois do original e a dupla Dante (Brian O’Halloran) e Randal (Jeff Anderson) estão na casa dos trinta anos e ainda trabalhando na mesma loja de conveniências. 

Quando o local pega fogo, a dupla encontra trabalho numa outra lanchonete, por sinal um emprego que odeiam, A dupla continua a passar os dias discutindo sobre os mais diversos temas, com Randal expondo suas teorias malucas sobre sexo, filmes e histórias em quadrinhos, enquanto Dante vive na dúvida se casa com Emma (Jennifer Schwalbach Smith, esposa de Kevin Smith na vida real) ou se continua com a sua vida quase de adolescente. 

Novamente temos a dupla Jay (Jason Mewes) e Silent Bob (Kevin Smith) vendendo drogas, porém agora eles deixaram de consumir o produto. Finalizando o elenco temos Becky (Rosario Dawson), que  é a chefe da dupla no novo restaurante e tem uma queda por Dante. 

Mesmo não sendo tão legal quando o original, está sequência novamente tem bons diálogos politicamente incorretos, além das participações de Ben Afleck e Jason Lee, amigos e colaboradores habituais de Kevin Smith.

5 comentários:

marcelo disse...

O primeiro filme é muito bom. A cena em que eles descobrem o velho morto no banheiro é demais. Ainda não vi o segundo, mas deve ser divertido tbm.

Valeu por linkar meu blog no seu, estou fazendo o mesmo.

um abraço...

Marcos Rosa disse...

Assisti o 2 e gostei muito, procurei o primeiro e não encontrei. Será que tem on line?
A dupla Jay e Bob são demais, muito engraçados.

Hugo disse...

Marcelo - O primeiro filme é o mais divertido.

Marcos - Acredito que você encontre o filme na net para baixar.

Abraço

B-Cine disse...

Tenho os dois filmes aqui. O primeiro em VHS e o segundo em DVD.Gosto muito de ambos e também de Procura´se Amy, Dogma e Barrados no Shopping. Os últimos filmes do Kevin Smith não chegam aos pés dessas obras.

Hugo disse...

B-Cine - Os melhores filmes de Kevin Smith são estes que você citou e por sinal todos tem o mesmo estilo.

Abraço