sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Stop-Loss: A Lei da Guerra


Stop-Loss: A Lei da Guerra (Stop-Loss, EUA, 2008) – Nota 6,5
Direção – Kimberly Peirce
Elenco – Ryan Phillippe, Channing Tatum, Joseph Gordon Levitt, Abbie Cornish, Timothy Olyphant, Linda Emond, Ciaram Hinds, Rob Brown, Josef Sommer, Victor Rasuk.

Após cumprir seu último turno no exército, os Sargentos Brandon King (Ryan Phillippe) e Steve Shriver (Channing Tatum) voltam para casa numa pequena cidade do Texas e são recebidos como heróis. Enquanto Steve ainda está indeciso em seguir no exército, Brandon quer apenas retomar a vida normal, mas é surpreendido com a notícia de que terá de voltar para o Iraque em virtude do chamado “Stop-Loss”, algo como “Tempo Estendido” que muitos soldados são obrigados a cumprir à revelia, enquanto o presidente alega que o pais está em guerra. Revoltado, Brandon se nega a voltar e inicia uma batalha contra tudo e todos. Enquanto isso, um terceiro soldado amigo da dupla, Tommy (Joseph Gordon Levitt), também volta mas terá de se reapresentar para cumprir o resto do tempo, porém ele apresenta problemas psicológicos, brigando com a esposa e se entregando a bebida. 

Apesar do roteiro não se aprofundar no tema, o filme tenta mostrar como milhares de jovens foram enganados pelo governo americano com a história de construir uma carreira no exército para lutar contra o terrorismo, utilizando os ataques de 11 de Setembro como motivação patriótica e que descobriram o inferno em que entraram apenas quando chegaram ao Afeganistão e ao Iraque. As consequências físicas e psicológicos são semelhantes ao que aconteceu com os soldados americanos que combateram no Vietnã e com certeza ninguém volta ileso de uma guerra.

4 comentários:

Tiago Britto disse...

Não gostei desse filme não! por sinal...desisti no meio! Forte abs

Hugo disse...

Tiago - Apesar de não ser um grande filme, não achei tão ruim assim.

Abraço

Wally disse...

Gostei muito mais do que eu esperava deste filme. Forte texto, excelentes atuações.

Hugo disse...

Wally - Considerei um filme com uma tema interessante.

Abraço