quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Noites Calmas


Noites Calmas (A Midnight Clear, EUA, 1992) – Nota 7,5
Direção – Keith Gordon
Elenco – Ethan Hawke, Peter Berg, Kevin Dillon, Arye Gross, Gary Sinise, Frank Whaley, John C. McGinley.

Em 1944 durante a Segunda Guerra, um grupo de seis soldados é designado para montarem guarda em um chalé abandonado no meio da floresta debaixo de neve. O mais velho é Vance Wilkins (Gary Sinise), chamado de mãe pelos companheiros, todos jovens e inexperientes. Enquanto passam frio e sofrem de tédio e também de medo com a possível chegada do inimigo, acabamos por conhecer a personalidade de cada um e quando os alemães aparecem, o espectador e também os soldados americanos descobrem que seus inimigos sofrem tanto quanto eles e que nem todos eram nazistas. 

Lembrei deste diferente drama de guerra ao ver que o ator Kevin Dillon faz 45 anos hoje e junto com outros jovens na época, como Ethan Hawke o mais famoso do grupo, Frank Wahlley que junto com Dillon trabalhou em “The Doors” e o hoje diretor Peter Berg, estrelaram este drama antibélico, sensível e triste ao mesmo tempo, que confirmou o talento do também jovem na época Keith Gordon, que era conhecido como ator por ter participado de filmes famosos como “Vestida Para Matar” e “Christine – O Carro Assassino”. Gordon havia dirigido quatro anos antes, o também sensível “ A Guerra do Chocolate”. 

Quanto a Kevin Dillon, ele chegou ao cinema na cola do irmão mais velho e mais famoso, Matt Dillon e durante os anos oitenta teve outros papéis interessantes em “Platoon” e “A Bolha Assassina”, mas nos noventa ficou relegado a papéis pequenos, até que se achou novamente no seriado “Entourage”. 

Nenhum comentário: