quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Tá Rindo do Quê?


Tá Rindo do Quê? (Funny People, EUA, 2009) – Nota 6
Direção – Judd Apatow
Elenco – Adam Sandler, Seth Rogen, Leslie Mann, Eric Bana, Jonah Hill, Jason Schwartzman, Aubrey Plaza, Andy Dick, Charles Fleischer, Paul Reiser, Norm MacDonald, Sarah Silverman, Eminem, Ray Romano

Misturar drama com comédia é uma tarefa complicada, são gêneros distintos, quase opostos e na maioria das vezes o resultado fica no meio termo, como é o caso deste filme. 

O personagem principal é o comediante George Simmons (Adam Sandler), sujeito que começou no stand-up e se tornou astro de filmes idiotas (lembra muito a carreira do próprio Sandler). Tendo muito dinheiro e fama, George aproveita a vida com festas e mulheres, porém quando descobre que tem um doença que pode ser fatal, começa a relembrar sua vida e percebe que está sozinho no mundo. Quando resolve voltar a se apresentar no stand-up, sem contar a ninguém sobre sua doença, George se aproxima do comediante amador Ira Wright (Seth Rogen) e o contrata para ser seu secretário e uma espécie de pupilo. A partir daí o relacionamento profissional / amizade entre os dois terão altos e baixos, principalmente  pela obsessão de George em reviver o romance com Laura (Leslie Mann), a ex-noiva que o abandonou por causa de suas traições. 

O roteiro tem pontos interessantes, como as participações de diversos comediantes em pequenas passagens, como Paul Reiser, Norm MacDonald e Andy Dick, a crise que o personagem de Sandler passa ao perceber que fez muitas escolhas erradas e que pode morrer logo, além de alguns diálogos engraçados, principalmente quando aparecem os amigos do personagem de Seth Rogen, vividos pelo gordinho Jonah Hill (figura carimbada nos filmes de Apatow) e Jason Schwartzman, porém a parte final quando estoura a crise entre Sandler, Rogen, a ex-noiva vivida por Leslie Mann e seu marido, o péssimo Eric Bana, o filme desanda e se torna até moralista na solução do drama. Uma pena, porque Apatow na direção, com Sandler e Rogen nos papéis principais, poderíamos ter assistido a uma comédia de primeira. 

3 comentários:

Silvia Freitas disse...

Não me lembro de ter assistido esse filme, mas o título é muito bom!! Boas comédias alegram a vida!

Marcio Melo disse...

Quem vai esperando ser uma comédia das boas vai se decepcionar, pois este é o filme mais "maduro" de Apatow e sua turminha, apesar de várias piadas baixo nível.

Hugo disse...

Silvia - Infelizmente é um filme que não se decide entre comédia e drama.

Marcio - O talento de Apatow é para comédia, pelo menos neste filme a parte "dramática" ficou um pouco forçada.

Abraço