segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Séries Preferidas

Vejo todos os dias os blogueiros elaborando listas de séries preferidas, algo que ainda não havia feito, então resolví elaborar uma com dez séries. Durante a escolha minha lista ficou muito grande e com a dificuldade em escolher apenas dez, usei dois critérios: Procurei selecionar séries em que eu assisti boa parte dos episódios, podendo analisar a qualidade de mais do que apenas uma temporada e ainda aquelas em que o nível das histórias tenham se mantido regulares durante todas as temporadas. Por isso descartei algumas séries que gostei mas que não preencherem estes requisitos. Algumas séries tiveram altos e baixos, geralmente começando bem e piorando depois de um tempo, como "Heroes", "The Sopranos" e "Chicago Hope", outras que depois de um tempo suas histórias ficaram repetitivas, como "Criminal Minds" e "Cold Case", aquelas que apesar de interessantes tiveram poucos episódios, como "Jericho" e "Surface" e por útilmo outras que não consegui acompanhar mas os poucos episódios que assisti gostei muito, como "Prison Break", "24 Horas" e "Frasier", além de "Breaking Bad" que estou acompanhando atualmente.

1º - The Shield - A trama que durou seis temporadas sobre um grupo de policiais corruptos liderados pelo ótimo ator Michael Chiklis que agiam num violento bairro de Los Angeles é nada menos do que sensacional. Uma história continua e sólida, repleta de violência e corrupção com um desfecho trágico é a minha série favorita.

2 - Seinfeld - A série sobre "O Nada" com certeza não agradou a todos, seu humor peculiar e politicamente incorreto é extremamente crítico e engraçado para quem acompanhar vários episódios e entender o porquê das atitudes imaturas e tresloucadas do quarteto principal. Diálogos brilhantes e personagens carismáticos são o ponto principal da série.

3 - Os Três Patetas - Eles foram os gênios do humor pastelão. Pancadas, dedo no olho, brigas e correrias fizeram vários gerações dar gargalhadas e até hoje é impossível assistir algum episódio sem dar risadas.

4 - Hill Street Blues - Poucas pessoas hoje conhecem esta série, mas ela é a responsável pelo sucesso das séries policiais atuais. Exibido no final dos anos setenta até a primeira metade dos oitenta, foi a primeira a mostrar o dia a dia de uma delegacia de polícia no meio de um bairro pobre e violento de Nova Iorque. Ruas sujas, crimes, policiais corruptos e politicagem eram os ingredientes desta ótimo série, que passou por aqui na  tv aberta como "Chumbo Grosso" nos anos oitenta. Eu conheci a série nos anos noventa quando o Canal Sony passava todos os dias no final da noite.

5 - Arquivo X - A química entre Mulder e Scully, as histórias que misturavam ficção, terror, suspense, conspirações do governo, ETs  e personagens estranhos, eram os pontos altos deste grande seriado. A série caiu um pouco nas últimas temporadas, mas mesmo assim se manteve interessante e obrigatória para os fãs do gênero.

6 - Os Simpsons - Politicamente incorreta até a medula, uma galeria sensacional de personagens e roteiros brilhantes garantem os mais de vinte anos de sucesso desta série. É incrível a capacidade em colocar diversos temas e citações no mesmo episódio. Sem contar os magníficos episódios especiais de "Halloween".

7 - Law & Order - SVU - Este filhote do original é a melhor série da franquia, voltada quase toda para a investigação policial, tem a dupla formada por Christopher Meloni e Mariska Hargitay com um química incrível. As historias de crime sexuais são ao mesmo tempo tristes e realistas.

8 - Oz - A Vida é uma Prisão - Certamente o seriado mais violento já criado, que só poderia ser uma produção HBO. A vida no presídio experimental é um inferno, a violência entre detentos, guardas e funcionários e algo normal no local. Um seriado para pessoas de estômago forte.

9 - Lost - Dispensa comentários o seriado que trouxe mais perguntas do que "Arquivo X". Na minha lista fica nesta posição pela fraca terceira temporada, mas isso não diminui a força de uma ótima história e um grupo de personagens sensacionais.

10 - Law & Order - É uma outra série que não agrada a todos, principalmente pela segunda parte dos episódios que focam na luta jurídica dos promotores tentando condenar os criminosos e tendo de enfrentar as minúcias da lei e muitas vezes a política. A primeira parte focada na investigação policial é fantástica, ao mostrar como pequenos detalhes podem entregar um criminoso. Depois de vinte temporadas a série continua com roteiros em um nível altíssimo.

8 comentários:

Amanda Aouad disse...

Arquivo X foi a série que me fez olhar com mais atenção para os seriados americanos. Apesar de já assistir esporadicamente vários desde as reprises de I love Lucy na Cultura, hehe. Para mim vai estar sempre em minha lista TOP. E Lost também, pela revolução narrativa que trouxe. Algumas da sua lista não assisto para opinar, mas manter todas as temporadas em um alto nível é mesmo um trabalho para poucos.

abraços

Saulo S. disse...

Gostei de sua lista, mas há alguns seriados que não acompanho, mas creio que sejam bons, eu amo Frienfs, bebe muito da fonte de Seinfeld, mas acho uma série ótima, fora Twin Peaks, essa é genial!

Abraço
volverumfilme.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito boa sua lista e de todas a que mais gosto é Lei e Ordem SVU.Mariska e Cris tem ótima química, e são lindos e talentosos.Amo essa série.

Edson Cacimiro disse...

Na minha lista entraria Friends e Dexter que vejo atualmente.

Hugo disse...

Amanda - Concordo que "Arquivo X" foi um marco e com certeza fez muita gente começar a acompanhar seriados. Você lembrou de um bem antigo, "I Love Lucy" era bem engraçado tb.

Saulo - Até que "Friends" lembra um pouco "Seinfeld", porém tem pitadas de drama e romances sérios, já em "Seinfeld" nada era levado a sério. Já "Twin Peaks" eu assisti apenas o piloto da série e depois o confuso longa "Os Últimos Dias de Laura Palmer".

Anônimo - SVU é uma da minhas prediletas, com certeza.

Edson - Colocaria "Friends" um pouco abaixo e infelizmente não acompanho "Dexter". Gostaria, mas dublado pelo Canal Fox eu não curto. Quem sabe assistirei em dvd ainda.

Abraço a todos

Marcio Melo disse...

Jericho eu cheguei até a comentar lá no início do blog, tinha muito potencial mas foi cancelada.

Minhas séries são essa:
Lost, 24 Horas, Prison Break, IT Crowd, The Big Bang Theory e The Office.

Tá bom né?! :P

Hugo disse...

Marcio - Considero "Jericho" um dos maiores desperdícios em termos de qualidade... a primeira temporada foi ótima, mas mesmo assim a série foi cancelada, depois voltaram atrás e fizeram mais seis episódios para encerrar a história. Mas infelizmente o final não ficou legal.

Gosto tb de "The Big Bang Theory" mas vi poucos episódios. Já "24 Horas" (vi apenas a 1º temporada) e "Prison Break" eu ainda pretendo assistir em DVD.

Abraço

Tiago Britto disse...

Seinfiel e lost são demais!

gosto de two and a half man!

abs