quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Ishtar


Ishtar (Ishtar, EUA, 1987) – Nota 4
Direção – Elaine May
Elenco – Warren Beatty, Dustin Hoffman, Isabelle Adjani, Charles Grodin, Tess Harper, Carol Kane, Jack Weston.

Uma dupla de músicos fracassados (Warren Beatty e Dustin Hoffman) é convidada para uma temporada de shows no pequeno e fictício país de Ishtar na África. Autores de músicas ridículas, eles terão de entreter soldados americanos que estão naquele local. Chegando lá eles se envolvem com uma guerrilheira (Isabelle Adjani) que pretende derrubar o ditador local e ao mesmo tempo um agente da CIA (Charles Grodin) deseja utiliza a dupla como isca para seus planos.

 Esta superprodução foi um dos maiores fracassos de crítica e bilheteria dos anos oitenta, na época foram gastos 55 milhões de dólares e com arrecadação de apenas 7 milhões nas bilheterias. O tamanho do fracasso é enorme pelos envolvidos no projetos, a dupla principal estava no auge na época, mesmo estando há quatro ou cinco anos sem filmar, os dois vinham de sucessos. Warren Beatty havia acertado na comédia “O Céu Pode Esperar” (também dirigida por Elaine May) e o drama “Reds” que ele mesmo dirigiu, já Dustin Hoffman havia trabalhado em “Kramer vs Kramer” e “Tootsie”. 

O fracasso é merecido, o filme não se decide entre espionagem e comédia, desperdiçando ainda a bela e talentosa Isabelle Adjani, que também vinha do sucesso “Subway” de Luc Besson e o comediante Charles Grodin, que fez bons papéis nos anos setenta. 

Vale apenas como exemplo de como não ser fazer um filme.

5 comentários:

Alan Raspante disse...

Já havia ouvido falar deste filme, claro, pela fama do fracasso que ele adquiriu. Nunca vi e também nem tenho interesse, rs.

bones disse...

afff, eu vi! vc nem deveria mencionar.
a maior perca de tempo que tive o dezprazer de assistir.

Unknown disse...

Oi Hugo,

Apesar de concordar com a nota, com as criticas, com a perda de tempo, acho o filme simpático.

Abraços

Rodrigo Mendes disse...

Nunca gostei muito de Subway do Besson e este filme é muito chato. Talvez o único nesta categoria com Dustin Hoffman. Nunca mais o vi novamente.

Abs!
Rodrigo

Hugo disse...

Alan - Eu também não aconselharia assistir.

Bones - De vez em quando nos deparamos com filmes ruins.

Dan - A única coisa que pode ajudar um pouco é o elenco e nada mais.

Rodrigo - Sou grande fã de "Subway", tem um estilo diferente e a cara dos anos oitenta.

Abraço