A Estrada (The Road, EUA, 2009) – Nota 7
Direção – John Hillcoat
Elenco – Viggo Mortensen, Kodi Smit McPhee, Robert Duvall, Charlize Theron, Guy Pearce, Molly Parker, Michael Kenneth Willians, Garrett Dillahunt.
Num mundo pós-apocalíptico, pai e filho (Viggo Mortensen e Kodi Smit McPhee) viajam pelas estradas em direção a costa, no sul do país, em busca de encontrar outros sobreviventes e fugir do frio. Durante a viagem eles precisam se defender de gangues que praticam o canibalismo, além de desconfiar de qualquer pessoa que apareça pelo caminho. Ao mesmo tempo o espectador é apresentando ao passado através das lembranças e da narração do pai, começando no dia do ataque nuclear quando sua esposa (Charlize Theron) ainda estava grávida, passando pelo desespero desta e culminando no início da jornada de pai e filho.
Apesar das cenas violentas e do tema canibalismo, o filme é na realidade um drama forte, que se apóia na relação de amor entre pai e filho, mostrando como o pai tenta fazer de tudo para manter o garoto vivo e o ensina a como sobreviver num mundo como aquele.
Fica a impressão de que os acontecimentos do filme são o que mais próximo chegaria perto da realidade caso acontecesse um conflito nuclear, com uma sensação de destruição e falta de esperança durante todo o longa.
Além da boa interpretação de Viggo, vale destacar a pequena mais importante participação de Robert Duvall como um idoso sobrevivente debaixo de muita maquiagam, mas com diálogos extremamente interessantes e emotivos.
8 comentários:
Concordo plenamente com tudo q vc escreveu Hugo. Só discordo da nota. Achei um dos melhores filmes do ano, sem dúvida alguma. Uma obra tocante e realista. Grande abraço.
Gostei muito deste filme, para quem não curte o gênero, pode até parecer um pouco arrastado e monótono.
Acho que merecia mais do que lhe dás, aliás, o filme é alusivo ao apocalipse mas também desperta valores emocionais.
Abraço
Cinema as my World
Thiago - A nota até poderia ser melhor mesmo.
Marcio - O ritmo realmente atrapalha um pouco, mas a história é bem contada.
Nekas - O tema é o apocalipse mostrada mais como drama do que ficção.
Abraço a todos
Temas discursivo. O filme até que segura um pouco.
Abs!
Rodrigo
Rodrigo - É um filme lento em alguns momentos.
Abraço
A ESTRADA impõe-se como um filme para nos repensarmos a nós próprios, ao nosso planeta e à nossa humanidade. Belíssima fotografia e performances, pedia-se mais apenas da parte do realizador.
Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «
Roberto - Concordo, com um diretor mais talentoso poderia ter rendido um grande filme.
Abraço
Postar um comentário