sábado, 1 de março de 2008

Tropa de Elite



Ficha Técnica:
Tropa de Elite (Brasil, 2007)
Direção: José Padilha
Elenco: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Milhem Cortaz, Fernanda de Freitas, Fernanda Machado, Maria Ribeiro, Fábio Lago, André Felipe, Thogun.

O maior sucesso do cinema brasileiro desde "Cidade de Deus" é um caldeirão de polêmicas, cultuado por uns e odiado por outros, mais com toda certeza cinema de primeira.

O filme tem como personagem principal o Capitão Nascimento (Wagner Moura) veterano do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) que procura um substituto para poder mudar de posição dentro da polícia e conseguir conciliar sua vida profissional com a pessoal, onde sua esposa espera um filho e cobra a presença dele. Durante uma operação ele cruza com dois novatos da polícia, Neto (Caio Junqueira) totalmente explosivo e o calculista estudante de direito André Matias (André Ramiro) e desse encontro ele tem a certeza de ter encontrado seus substitutos, porém diversos acontecimentos mudarão o rumo das coisas e os planos do Capitão Nascimento.

O filme é extremamente violento, porém realista mostrando a ação do BOPE dentro das favelas para prender traficantes, ao mesmo tempo atirando contra vários setores da sociedade que parecem estar lutando a favor do bem, mas que com suas atitudes acabam piorando a situação e em alguns casos até financiando o tráfico indiretamente.

Nesse contexto as críticas sobram para as ONG's montadas por pessoas da classe média alta que tentam mostrar defender os pobres, mas ao mesmo tempo usam drogas que acabam financiando o tráfico e para a polícia militar do Rio de Janeiro que é mostrada como corrupta e despreparada, além de estar totalmente desequipada e tem nas figuras do corrupto Capitão Fábio (o ótimo Milhem Cortaz) e do dublê de mecânico Cabo Tião (Thogun) os grandes exemplos de que muitas coisas estão erradas na corporação.

Com citei a atuação de Milhem Cortaz é ótima, mas o destaque vai para Wagner Moura como o Capitão Nascimento, tanto nos momentos de explosão como nos de angústia, ele passa todo o sentimento com que seu personagem tem que conviver dia a dia, afetando principalmente sua vida pessoal.

O diretor José Padilha fez o documentário "Ônibus 174" sobre o sequestro de um ônibus por um bandido no Rio de Janeiro, bandido este que foi morto na ação policial e após isso ele pesquisou sobre os assuntos da violência e da ação policial para criar "Tropa de Elite".

Finalizando, é um filme que merece ser visto por todos que gostam de cinema, estar a favor ou contra o modo como a história foi contada é algo pessoal, mas devemos lembrar que muitos filmes se tornaram grandes apesar das cenas de violência, que no caso de "Tropa de Elite" foi inserida como parte importante da história e não de forma gratuita.

8 comentários:

Johnny M. disse...

O filme é ótimo e mereceu o Urso de Ouro que ganhou. Já o assisti umas 6 vezes.

(Didixy) Conquistadores disse...

É um filme muito bom e que merece ser visto, porém não considero ele como o melhor filme brasileiro. Cidade de Deus é bem melhor.

Abs

Leandro disse...

Olá! Vi pelo orkut que você procura parcerias. Se tiver interesse tenho um blog sobre animes, o endereço é http://subeteanimes.blogspot.com
Caso se interesse, mande um e-mail para nisishimaleandro@msn.com
Lembrando que só aceito troca de links

Ramon disse...

Legal sua resenha. Gostei de ter lembrado do Capitão Fábio. Realmente ele foi muito bem desenvolvido. Talvez ficou um pouco esquecido devido a tantos bons argumentos sobre o filme.
Tropa de Elite mereceu o Urso de Ouro. Espero que seja um sucesso de bilheteria nos Estados Unidos, para os irmão Weinstein trabalharem pesado lançando-o nos próximo Oscar.

Gustavo H.R. disse...

A violência é ostensiva, mas como explicado na crítica, é usada dentro dum contexto. E o filme vai longe, justamente por não se acanhar em registrar as hipocrisias e incoerências que fazem nossa sociedade se afundar na violência.

Nasceu um clássico nacional!

Cumps.

Anita disse...

Excelente filme! ainda não estreou em Portugal mas, já consegui ver em dvd!

Tiago Wakabayashi disse...

Uma pena q n foi a oscar, mt bom, ia ganhar com certeza

Hugo disse...

Tiago - O filme merecia uma indicação, mas foi preterido.

Abraço