terça-feira, 4 de março de 2008

Não Por Acaso


Ficha Técnica:
Não Por Acaso (Brasil, 2007)
Direção: Phillippe Barcinski
Elenco: Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Letícia Sabatella, Branca Messina, Rita Batata, Graziela Moretto, Cássia Kiss, Silvia Lourenço, Cacá Amaral.

Muitos diretores transformam a cidade em onde fazem seus filmes quase em um personagem (Woody Allen e Scorsese com Nova Iorque por exemplo) e um dos pontos interessantes desse "Não Por Acaso" são as paisagens da cidade de São Paulo. Em um ritmo lento a câmera passeia pela cidade para contar a história de alguns personagens que terão suas vidas abaladas em virtude de um acidente. Apesar da premissa dramática, o roteiro tenta mostar que mesmo após um tragédia a vida continua e podem surgir novos caminhos a serem seguidos.

Os personagens principais são o marceneiro Pedro (Rodrigo Santoro) que trabalha montando mesas de sinuca e mora no fundo de sua oficina com a namorada Teresa (Branca Messina) e Ênio (Leonardo Medeiros) um controlador de trafégo que cuida minuciosamente dos semáforos da cidade e não consegue se recuperar da separação da esposa (Graziela Moretto). Os dois tem em comum a idéia de manter a vida sob controle e cada um a seu modo não aceita correr riscos. Porém tudo irá mudar na vida destes dois personagens após um acidente, que fará com que Lúcia (Letícia Sabatella) e Bia (Branca Messina) entrem em suas vidas.

O diretor Phillippe Barcinski conhecido no circuito de curtas, estréia na direção de longas com este drama urbano, muito bem roteirizado e com personagens reais que cometem erros e acertos, o que cria uma empátia com o público.

E por falar nas interpretações, o destaque vai para Leonardo Medeiros que compõe um personagem que fala pouco, sente muito e na maioria das vezes não sabe lidar com isso, mas que consegue passar toda a sua angústia para o espectador.

Este filme vale a pena ser conferido e deixa uma ótima impressão do trabalho do diretor Barcinski, criando uma expectativa para que ele confirme seu talento em um próximo longa.

3 comentários:

Estevam Corrêa disse...

Infelizmente ainda, não pude ver este filme, mas estou muito curioso para conferi-lo.
Todos estão muito falando muito bem dele... Pretendo vê-lo em breve.

Muito legal o seu Blog!!!

Rodrigo Fernandes disse...

Oi, Hugo, antes de mais nada, valew pela visita no mue blog..
Cara, ainda não vi esse filme, mas to curtindo os ultimos trabalhos nacionais e acho o rodrigo santoro um exclente ator... tbm ouvi muitos elogios ao diretor Phillippe Barcinski que têm otimos trabalhos de curtas... enfim, deve ser realmente um combinaçao boa...
abraços

renatocinema disse...

Concordo com você amigo.....belo filme e destaque para a atuação que fala muito, dizendo pouco.

Abraços