terça-feira, 25 de março de 2008

O Milagre de Berna


Ficha Técnica:
O Milagre de Berna (Das Wunder Von Bern, Alemanha, 2003)
Direção: Sonke Wortmann
Elenco: Louis Klamroth, Peter Lohmeyer, Peter Franke, Sascha Gopel, Johanna Gastdorf, Mirko Lang, Birthe Wolter, Lukas Gregorowicz, Katharina Wackernagel.

Este bom drama misturando fatos históricos com ficção se passa na Alemanha em 1954 as vésperas da Copa do Mundo de Futebol da Suiça, tendo como personagem principal o garoto Matthias (Louis Klamroth) apaixonado por futebol e amigo do jogador da seleção alemã Helmut Rahn (Sascha Gopel) que acaba sendo um substituto como figura paterna para o garoto, em virtude do pai deste ainda estar como prisioneiro de guerra na União Soviética. As coisas mudam quando o pai do garoto é libertado após onze anos e volta para a família traumatizado pela guerra.

O filme se equilibra bem ao mostrar o dificuldade que um veterano de guerra tem ao voltar para casa e a expectativa das pessoas com a atuação da seleção alemã na Copa do Mundo. O país voltava as competições depois de nove anos do final da guerra e era um esperança de recomeço para um país que começava a se reconstruir depois do nazismo.

A história agradará até mesmo aqueles que não gostam de futebol, mas para quem gosta e conhece um pouco sobre as Copas do Mundo, vai se emocionar com a vitória da seleção alemã contra os até então invencíveis húngaros, vitória esta que ficou conhecida como "O Milagre de Berna".

12 comentários:

Dan Dualiby disse...

Eu semprei gostei dessa temática, não em filmes bobinhos, mas o esporte, como superação, já rendeu ótimos filmes, como carruagens de fogo, entr outros, não assisti a esse ainda, valeu pela indicação,

http://pontodcom.blogspot.com/

Daniel Leite disse...

Milagre mesmo!

Sem dúvida, a Hungria era MAIS do que favorita, por ter vencido a mesma Alemanha, na mesma Copa, por 8 a 3. Como poderia perder? Perdeu...

Até mais!


O centenário do Galo

http://pordentrodomundodabola.blogspot.com

Rafaela Marinho disse...

Tenho estudado bastante sobre a Alemanha. Me interessei bastante sobr e o filme, boa dica!
(:

Henrique Felippe disse...

Opa, uma ótima dica pelo visto... vou certamente assistir... até pq, esse dueto história/futebol é muito apreciada...

Abraços,
Henrique
Vai Vendo...

Camila Passatuto disse...

é interessante ver o efeito pós-guerra, adoro a temática...tdo isso misturado com o bom e velho futebol, uma potima dica de filme!!!

Rafael Moreira disse...

Legal, vou procurá-lo em alguma locadora...
Quero assistir!

Até mais!
*Ajude o Tablito no iBest, dê seu voto!

Euzer Lopes disse...

Nestas horas que incomoda um pouco viver numa cidade como Bauru, cujas locadoras não se preocupam em manter um acervo deste tipo de filmes. Poeiras e aranhas seriam os mais numerosos telespectadores destas obras

Anônimo disse...

Vou procurar o filme

-------------

http://www.gerasblog.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ótima dica, adorei. Vou assistí-lo com certeza.

Abraços!!

Pedro Henrique Gomes disse...

É uma baita filme...

Rogerio disse...

Nossa, nao conhecia esse filme.Tem em DVD?

Hugo disse...

Rogério,

Sim, ele foi lançado em DVD, mas para achar em locadora não deve ser muito fácil.

Abraço