terça-feira, 11 de março de 2008

A Trilogia dos Dólares de Sergio Leone


Ficha Técnica:
Por um Punhado de Dólares (Per Un Pugno di Dollari, Itália/Alemanha/Espanha, 1964)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Gian Maria Volonté, Marianne Koch.






Ficha Técnica:
Por uns Dólares a Mais (Per Qualche Dollaro in Piú, Itália/Alemanha/Espanha, 1965)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Gian Maria Volonté, Klaus Kinski.




Ficha Técnica:
Três Homens em Conflito (Il Buono, Il Brutto, Il Cattivo, Espanha/Itália, 1966)
Direção: Sergio Leone
Elenco: Clint Eastwood, Lee Van Cleef, Eli Wallach.


O diretor italiano Sergio Leone deixou uma obra pequena em quantidade e gigante em qualidade, oficialmente ele assinou a direção de apenas sete filmes, mas particiou de diversos outros como assistente de direção. Na década de cinquenta vários filmes americanos foram rodados nos estúdios de Cinecittá na Itália e ele em começo de carreira dirigiu cenas em "Ben Hur" e "Quo Vadis" entre outros, além de ter dirigido alguns outros filmes e não ser creditado, como "Trinity e Seus Companheiros" com Terence Hill.

Sua estréia no cinema foi em 1961 com o épico sobre a Grécia Antiga chamado "O Colosso de Rodes", estrelado por Rory Calhoun e Lea Massari, porém seu pensamento para os próximos filmes estavam na história de um outro local, o oeste americano.

Na década de sessenta o gênero faroeste estava em alta, eram os grandes filmes de ação da época. Na Itália vários diretores começaram a imitar o gênero com filmes de baixo orçamento, geralmente estrelados por atores americanos em decadência ou em início de carreira e em último caso por atores europeus usando pseudônimos americanos. Este gênero ficou conhecido como western spaghetti.

Muito inteligente e com pouco dinheiro, Sergio Leone resolveu investir no gênero e contratou Clint Eastwood, na época um ator em início de carreira que tinha no currículo a participação na série americana "Rawhide" para estrelar "Por Um Punhado de Dólares". O filme conta a história de um pistoleiro sem passado que chega em uma pequena cidade do México que está dividida por duas famílias que brigam pelo poder e ele com sua astúcia, resolve jogar nos dois lados e tentar lucrar o máximo possível com este confronto. O filme fez sucesso e tem como pontos positivos o personagem cínico e astucioso de Eastwood, tipo que ele repetiria nos outros filmes com Leone e na série "Dirty Harry", além de Gian Maria Volonté no papel de um dos chefes da cidade, ele que ficaria famoso como ator de filmes políticos como "Sacco e Vanzetti", "O Caso Mattei" e "Giordano Bruno". Não podemos deixar de destacar a trilha sonora de Ennio Morricone, parceiro de Leone em todos os seus filmes, suas trilhas são inconfundíveis e primorosas.

Com um pouco mais de dinheiro, Leone além de Eastwood e Volonté, consegue contratar para a sequência "Por uns Dólares a Mais" outro ator americano, Lee Van Cleef que pegaria gosto pelo gênero e trabalharia em filmes como "O Dia da Ira" e "Sabata", entre outros. Neste filme novamente Volonté é o vilão, ele faz o papel de Índio, um violento bandido que é perseguido pelos personagens de Eastwood e Van Cleef, cada um por um motivo, sendo completamente diferentes terão de se juntar para tentar capturar o fugitivo. Um ótimo filme que mostrou a qualidade de Leone e que ele poderia fazer com um orçamento maior e atores de qualidade.

Fechando a trilogia e com um orçamento ainda maior, Leone desta vez manteve Eastwood e Van Cleef, além de contratar outro conhecido ator americano, Eli Wallach. "Três Homens em Conflito" é sem dúvida o melhor filme da trilogia, aqui durante a Guerra da Secessão os três personagens estão atrás de uma fortuna roubada, porém nenhum deles tem a certeza de onde está escondido o dinheiro. Com isso durante a busca, cada um a seu modo tentará chegar a fortuna sem a intenção de dividir com os outros. Um ótimo roteiro com personagens muito bem interpretados, com Eastwood fazendo novamente o pistoleiro sem passado e astuto, mas desta vez bem mais calado, Van Cleef como o bandido calculista e Wallach o sem cárater, dissimulado, mentiroso, espalhafatoso e mais engraçado, sua interpretação exagerada cai como uma luva para o papel.

A partir deste Sergio Leone foi reconhecido como um grande diretor e pensando alto resolver inciar outra trilogia, basicamente na sequência de tempo de onde acabou este filme. Ao final da Guerra da Secessão e também início do fim do oeste selvagem, ele faria "Era uma vez no Oeste", mas está é uma outra história, que contarei em breve.

3 comentários:

Red Dust disse...

Três belíssimos westerns. Considero mesmo imperdíveis para quem gosta do género.

Pela ordem de apresentação classifico:
-8/10.
-8/10.
-10/10.

'O Bom, O Mau E O Vilão' atinge o climax. Tudo é perfeito. Da recriação ao argumento.

Anônimo disse...

eu sou uma grande fã de Clint Eastwood, mas tenho de admitir que essa trilogia ainda não consegui ver, e é um dos poucos trabalhos do Clint que ainda não vi.

Anita disse...

lugar de destaque na dvdteca lá em casa:)