quinta-feira, 20 de março de 2008

Jogo de Espiões


Ficha Técnica:
Jogo de Espiões (Spy Game, EUA, 2001)
Direção: Tony Scott
Elenco: Robert Redford, Brad Pitt, Catherine McCormack, Stephen Dillane, Larry Bryggman, Marianne Jean Baptiste, David Hemmings, Michael Paul Chan, Ken Leung.

Neste bom filme de espionagem, Robert Redford é um veterano agente da CIA que está em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria e recebe uma mensagem que seu pupilo vivido por Brad Pitt foi preso na China durante uma missão. A partir daí começará uma corrida contra o tempo para tentar salvar a vida do amigo.

Este roteiro poderia ser comparado com muitas outros filmes sobre o assunto, enfocando amizade, lealdade e conspiração, porém o diferencial são os elementos usados aqui e o tempo em que se passa a história. O filme é de 2001, mas a história acontece em 1991, mesmo não sendo há tanto tempo assim nessa época a Internet não existia do modo que é hoje, telefones celulares estavam engatinhando e com isso como salvar um agente preso do outro lado do mundo sem estes recursos? O personagem de Redford, como ele mesmo diz no filme, é da "velha escola" e aparelhado com telefones, aparelhos de fax e principalmente os contatos que conseguiu criar durante a carreira, terá pouco tempo para salvar o amigo e ainda terá que manipular o comando da CIA que pretendo "queimar" o personagem de Pitt para não causar um crise diplomática com a China.

O diretor Tony Scott especialista em filmes de ação, utiliza o que a tecnologia tinha de melhor na época para dar realismo ao filme. Outro recurso interessante é que Redford e Pitt não contracenam no momento atual do filme, a relação deles é mostrada em flashbacks, desde que se conheceram ao final da Guerra do Vietnã, passando por missões na antiga Alemanha Oriental e no Líbano, dando pitadas de como a CIA sempre meteu o dedo na política de países considerados inimigos.

Nada de excepcional, mas com certeza uma boa diversão, lembrando um pouco os filmes realistas dos anos setenta.

2 comentários:

Red Dust disse...

Um filme mediano, sem nada de novo a acrescentar no argumento e sua acção.

Talvez um dos filmes menos conseguidos de Brad Pitt.

A minha classificação: 6/10.

Abraço.

Anita disse...

esperava mais confesso...

mas, mesmo assim é um filme a ver