terça-feira, 18 de março de 2008

O Paciente Inglês


O Paciente Inglês (The English Patient, Inglaterra, 1996)
Direção: Anthony Minghella
Elenco: Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas, Juliette Binoche, Willem Dafoe, Naveen Andrews, Colin Firth, Julian Wadham, Jurgen Prochnow.

O cinema perdeu hoje o diretor Anthony Minghella, vencedor de nove prêmios Oscar pelo "O Paciente Inglês", deixando uma carreira com poucos, porém bons filmes.

Este filme foi apenas a sua terceira realização como diretor, baseado no livro de Michael Ondaatje, conta a história de um homem que tem grande parte do corpo queimado (Ralph Fiennes) durante a Segunda Guerra Mundial e está sob cuidados de uma enfermaria (Juliete Binoche, ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante por este papel) e ao poucos vai lembrando sua vida e contando principalmente seu romance com a mulher de seu mehor amigo (Kristin Scott Thomas e Colin Firth respectivamente).

O ótimo elenco tem ainda Willem Dafoe, Naveen Andrews (o Said de Lost) e o alemão Jurgen Prochnow, neste drama com romance e pitadas de aventura e guerra, uma mistura que deu muito certo graças a este elenco e ao talento do diretor.

Um fato curioso é que o paciente inglês personagem de Ralph Fiennes é na verdade húngaro.

Depois desse filme Minghella dirigiu "O Talentoso Ripley", estrelado por Matt Damon, Jude Law, Gwyneth Paltrow, Cate Blanchett e Philip Seymour Hoffmann, baseado no livro de Patricia Highsmith, já filmado em 1960 como "O Sol Por Testemunha" com Alain Delon no papel principal.

Ele fez ainda "Cold Mountain" com Jude Law, Nicole Kidman e Rene Zellweger, drama ambientado na Guerra da Secessão e "Invasão de Domícilio" novamente com Jude Law. Deixou ainda três projetos em andamento.

Mas sem dúvida nenhuma ele será sempre lembrado como o diretor de "O Paciente Inglês".

9 comentários:

Unknown disse...

Sem dúvida, é uma grande perda do cinema.

Abraços!

UD disse...

uma grande perda, sem nenhuma sombra d duvidas =/


___ just like a pill
http://comoumapilula.blogspot.com/

Anônimo disse...

Grande perda, pô eh foda.. Mias bola pra frente o cinema esta cheio de gênios!!

Anônimo disse...

simplesmente sou apaixonada por esse filme. uma grande historia, grande elenco e um toque de roteiro e direção, que simplesmente o transformam em obra de arte.
uma pena perdermos o anthony, mas com certeza quem ja viu o paciente ingles, sempre vai lembrar dele!

Ramon disse...

Olha, eu particularmente não achei O Paciente Inglês isso tudo. Vou lembrar do cineasta pelo Talentoso Ripley e Could Mountain. Gostei dessas obras!
Ah, nem lembro do Naveen Andrews nesse filme. Preciso rever a obra para analisar com outros olhos e conferir Sayid. Hehe!
Bela homenagem!

Anita disse...

filme maravilhoso!!!assim, como a banda sonora igualmente:)

uma grande perda para o mundo do cinema...

Pedrita disse...

eu sou apaixonada por esse filme e pelo livro. o livro é completamente diferente e é ganhador de pulitzer, mas os dois são maravilhosos, livro e filme. beijos, pedrita

Amanda disse...

Sou completamente apaixonada pelo paciente ingles.
Li o livro, assisti ao filme e tenho grande carisma por Ralph Fiennes, e acredito que ele é o paciente ingles sem duvidas. Não conseguia ler o livro sem pensar nele.
Apesar da escrita um tanto dificil, o livro também é maravilhoso, um pouco diferente do filme em que o diretor soube juntar as lacunas do escritor no livro.
Sou suspeita para falar dessa obra.

Abraços



beijo

https://depoisderoma.blogspot.com

Hugo disse...

Amanda - Agradeço pela visita a blog.

Bjs