quarta-feira, 19 de março de 2008

2001: Uma Odisséia no Espaço



Ficha Técnica:
2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odissey, EUA, 1968)
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Leonard Rossiter.

O mundo perdeu ontem o escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, autor do livro que deu origem ao filme "2001: Uma Odisséia no Espaço". Clarke era um visionário, escreveu sobre o homem chegando à lua ainda na década de quarenta, mais de vinte anos antes disto acontecer.

Quanto a obra 2001, hoje são clássicos tanto o livro quanto o filme de Stanley Kubrick. Dizem que Kubrick dirigia o filme ao mesmo tempo em que Clark terminava seu livro, sendo quase uma parceria.

A obra tenta contar a evolução da humanidade desde a pré-história, quando um monolito negro cai na Terra e interfere nesta evolução. A história pula para 2001 quando um outro monolito negro é descoberto na Lua, sendo enviado uma expedição espacial liderada pelo Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) para estudar o assunto. A nave está equipada com um super computador chamado HAL 9000 que após algum tempo no espaço irá começar a agir por conta própria, eliminando um a um os tripulantes.

Mais do que um filme de ficção, 2001 é uma verdadeira viagem filosófica, com pouquissímos diálogos e um ritmo extremamente lento, não agradará a todos os gostos. Na base de imagens, sons e uma bela trilha sonora clássica, Kubrick tentar mostrar a evolução humana e da tecnologia e ainda toca em um assunto que não era moda na época, a inteligência artificial.

Sem dúvida uma obra-prima, que pelo seu conteúdo e a época em que foi lançada, acabou sendo acusada de pretensiosa, mas o tempo mostrou sua importância.

Clarke escreveu ainda "2010: O Ano em que Faremos Contato", filmado em 1994 por Peter Hyams com Roy Scheider no papel principal. Um bom filme, porém muito diferente do original.

3 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

grande filme.. a primeira vez que vi, achei muito parado, sem graça... mas é aí que tá a graça.. o filme é perfeito na sua montagem, no seu ritmo... uma obra de arte nos cinemas...

Anita disse...

um dos melhores do master kubrick:)))

obra prima!!!

beijo

Anita disse...

um dos melhores do master kubrick:)))

obra prima!!!

beijo