domingo, 4 de dezembro de 2022

Controle

 


Controle (Kontroll, Hungria, 2003) – Nota 7
Direção – Nimród Antal
Elenco – Sandor Csanyi, Eszter Balla. Zoltan Mucsi, Csaba Pindroch, Sandor Badar, Zsolt Nagy.

Em Budapeste na Hungria, Bulcsu (Sandor Csanyi) trabalha como fiscal no metrô ao lado de colegas no mínimo peculiares. Enfrentando situações estranhas, passageiros incomuns, um grupo rival de fiscais e por fim um sujeito que teima em escapar sem pagar a tarifa, Bulcsu aos poucos demonstra como o trabalho afetou sua vida. 

Este inusitado longa marcou a estreia do diretor Nimrod Antal, que nasceu nos EUA mas migrou para a Hungria nos anos noventa e que posteriormente voltou ao país natal para comandar alguns filmes, como a ficção “Predadores”. 

O filme começa com um curioso prólogo em que um sujeito cita porque o metrô de Budapeste aprovou as filmagens no local e a história que trata os fiscais como figuras complexas. 

Uma inspiração clara é o clássico “Subway” de Luc Besson, que também se passava todo dentro do metrô de Paris e apresentava personagens marcantes. 

O longa tem uma ritmo ágil, um pouco de violência e até sequências que parecem de um sonho. Para quem gosta de obras diferentes, este filme é uma boa opção.

Nenhum comentário: