quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Happy End

Happy End (Happy End, França / Áustria / Alemanha, 2017) – Nota 6,5
Direção – Michael Haneke
Elenco – Isabelle Huppert, Jean Louis Trintignant, Mathieu Kassovitz, Fantine Harduin, Franz Rogowski, Laura Verlinden, Toby Jones, Aurélia Petit, Hassam Ghancy, Nabiha Akkari.

A adolescente Eve (Fantine Harduin) vai morar com o pai Thomas (Mathieu Kassovitz) após sua mãe tentar o suicídio e ficar à beira da morte. 

Thomas é um médico casado pela segunda vez com Anais (Laura Verlinden) e filho do empresário aposentado Georges (Jean Louis Trintignant), este que vive em uma bela casa na região litorânea de Calais. 

A empresa de construção civil é gerida por sua filha Anne (Isabelle Huppert) com ajuda de Pierre (Franz Rogowski), que é filho dela. A aparente família perfeita esconde uma série de problemas pessoais e profissionais que vem à tona depois de um acidente em uma obra. 

O diretor alemão Michael Haneke é conhecido por seus filmes ácidos recheados de críticas sociais e relações familiares complicadas. Depressão, solidão, preconceito, suicídio e taras sexuais estão entre os polêmicos temas abordados em suas obras. 

Todos estes temas estão presentes neste longa, o problema é que as situações parecem soltas, principalmente por causa dos estranhos pulos no tempo na narrativa. Ao chegar no final, parece que tudo ficou no mesmo lugar. 

O título “Happy End” é basicamente uma ironia em relação aos verdadeiros sentimentos de cada personagem.

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Quero vê.
Bjs,

Hugo disse...

Liliane - Eu esperava um filme melhor.

Bjs