sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Sargento Will Gardner

Sargento Will Gardner (SGT. Will Gardner, EUA, 2019) – Nota 6,5
Direção – Max Martini
Elenco – Max Martini, Omari Hardwick, Lily Rabe, Robert Patrick, Elisabeth Rohm, Dermot Mulroney, Gary Sinise, JoBeth Williams, Luis Bordonada, Leo Martini, Holt McCallany.

Will “Ghost” Gardner (Max Martini) é um veterano da Guerra do Iraque que sofreu uma lesão no cérebro e que agora vive pelas ruas fazendo bicos como pintor. 

A falta de perspectiva de uma vida melhor e o desprezo das pessoas ao seu redor o leva a roubar uma moto e atravessar o país para visitar o filho e a ex-mulher que moram no Novo México. Enquanto cruza com personagens marginais pelo caminho, Ghost conversa com o espírito de seu amigo Top (Omari Hardwick) que morreu em combate. 

Escrito, dirigido e protagonizado pelo ator Max Martini, este longa foca no drama enfrentado pelos soldados que não conseguem se reinserir na sociedade ao retornar da guerra com traumas físicos e psicológicos. Os letreiros finais citam a enorme quantidade de veteranos que sofrem de estresse pós-traumático, que vivem na ruas e que chegam a tirar a própria vida. 

O grande ponto desta questão está na forma como são vistos os soldados. Como pitada histórica, os soldados que voltaram para casa após a Segunda Guerra Mundial foram tratados como heróis por terem ajudado a salvar o mundo. 

Isto mudou após a Guerra Vietnã, que foi vista como um absurdo o político. Os soldados que nela lutaram e os que participaram de conflitos posteriores são considerados desajustados, sendo descartados pela sociedade ao apresentar seus traumas. 

A proposta de Martini neste filme funciona até certo ponto. A saga do protagonista é dolorosa e melancólica, porém falha na narrativa irregular que resulta em alguns tempos mortos e um certo exagero na duração. 

No final fica o retrato do sofrimento enfrentado pelos veteranos.

Nenhum comentário: