terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Dramática Travessia

Dramática Travessia (Night Crossing, Inglaterra / EUA / Alemanha Ocidental, 1982) – Nota 6,5
Direção – Delbert Mann
Elenco – John Hurt, Jane Alexander, Beau Bridges, Doug McKeon, Glynnis O’Connor, Ian Bannen, Klaus Lowitsch, Gunter Meisner.

Jena, Alemanha Oriental, 1978. Cansado de ver as injustiças cometidas pelos agentes do governo e vivendo em uma eterna vigilância com medo de ser tornar alvo da temida polícia secreta Stasi, Peter (John Hurt) convence seu amigo Gunter (Beau Bridges) a ajudá-lo a construir um balão para fugirem com suas famílias para o lado ocidental. 

O desafio começa na compra dos tecidos, passa por encontrar um local seguro para construção do balão, chegando até o medo de serem descobertos e suas famílias sofrerem uma punição severa.

Baseado numa história real de superação, este longa hoje vale como curiosidade cinematográfica e como exemplo para entender como funcionava a vida nos terríveis países comunistas. 

Para quem não sabe, as pessoas comuns eram proibidas de viajar para fora do país e punidas até mesmo com a morte quando tentavam fugir. O caso das duas Alemanhas era ainda mais cruel, pois famílias viviam separadas pelo chamado “Muro da Vergonha”. 

O filme é razoável como diversão, tem algumas sequências de suspense simples e apenas uma cena de violência logo no início. Vale citar que o estilo “light” da abordagem segue a fórmula Disney de cinema da época, que produzia filmes de aventura ou mesmo de suspense para a família. 

Como curiosidade, o diretor Delbert Mann fez quase toda sua carreira na tv, porém também foi o responsável por uma da maiores zebras da história do Oscar. Ele foi o diretor de “Marty”, que venceu de forma totalmente surpreendente o Oscar de Melhor Filme em 1955.                           

Nenhum comentário: