quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Leviatã

Leviatã (Leviafan, Rússia, 2014) – Nota 7,5
Direção – Andrey Zvyagintsev
Elenco – Aleksey Serebryakov, Elena Lyadova, Vladimir Vdovichenkov, Roman Madyanov, Aleksey Rozin, Sergey Pokhodaev.

Numa decadente cidade litorânea da Rússia, Nikolay (Aleksey Serebryakov) luta contra o prefeito corrupto (Roman Madyanov) para impedir que sua casa seja desapropriada.

Ele recebe ajuda de um amigo advogado (Vladimir Vdovichenkov) que vive em Moscou e que tenta reverter a decisão da prefeitura na justiça local. 

A dificuldade em enfrentar a burocracia da justiça, seu casamento desgastado com Lilya (Elena Lyadova) e a relação complicada com o filho adolescente (Sergey Pokhodaev) levam Nikolay a um caminho sem saída. 

Este doloroso drama sobre a destruição de uma família desnuda o lado obscuro da sociedade russa. A corrupção entranhada no serviço público, a violência dos corruptos, a falta de perspectivas de vida em uma cidade menor e a bebida como válvula de escape são os ingredientes principais desse triste mundo. 

A história pesada pode não agradar a muitos, assim como a duração um pouco longa (duas horas e vinte minutos) e a narrativa em ritmo lento. 

É um filme indicado para quem gosta de dramas fortes que misturam crise familiar e crítica social. 

5 comentários:

Marília Tasso disse...

Obra corajosa, Andrey Zvyagintsev retrata com crueza os males da sociedade, a aguda crítica provocou grande controvérsia no país. Pretendo assistir sua filmografia, dos que assisti recomendo "Elena" e o recente "Loveless".

Hugo disse...

Marília - O diretor mostrou uma realidade crua, injusta e violenta. Estes outros dois filmes do diretor eu anotei para assistir em breve.

Amanda Aouad disse...

Esse filme me impactou bastante na época, intenso e angustiante, para mim um dos melhores de 2015.

bjs

Liliane de Paula disse...

Vi esse filme faz muito tempo e na verdade não devo ter entendido nada.
Vejo agora na sua resenha, o que perdi. Ou o que não consegui vê.
Preciso rever.

Hugo disse...

Amanda - Sem dúvida, uma história triste sobre injustiça e corrupção.

Liliane - É um filme longo e um pouco lento.

Bjos