quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Mr Burton & Desafiando a Escuridão

 


Mr Burton (Mr Burton, Inglaterra / Canadá / EUA / Irlanda, 2025) – Nota 7
Direção – Marc Evans
Elenco – Toby Jones, Harry Lawtey, Lesley Manville, Mali O’Donnell, Aneurin Bernard.

País de Gales, 1942. Em uma escola do interior do país, o professor Mr Burton (Tony Jones) vê um enorme potencial no jovem Rich (Harry Lawtey), que por viver na casa da irmã e do cunhado, está prestes a abandonar os estudos. Burton busca maneiras para ajudar Rich, que por seu lado sonha se tornar ator. 

Esse longa é baseado na história real do grande ator Richard Burton, que protagonizou diversos filmes entre os anos cinquenta e oitenta, até falecer em 1984 com apenas cinquenta e oito anos de idade. Burton também foi casado com a belíssima atriz Elizabeth Taylor, com quem trabalhou em onze filmes. 

Essa versão da juventude de Burton é curiosa ao mostrá-lo como um jovem até certo ponto ingênuo, que se torna pupilo do solitário professor que o prepara para a carreira de ator e como ele conseguiu chegar ao topo de careira.

O filme mostra ainda o início do vício na bebida que afetou a vida do ator e que tem como um das causas o relacionamento complicado com o pai que também era alcoólatra. É um longa que vale como curiosidade sobre a vida do ator.

Desafie a Escuridão (Brave the Dark, EUA, 2023) – Nota 6
Direção – Damian Harris
Elenco – Jared Harris, Nicholas Hamilton, Will Price, Sasha Bhasin, Jamie Harris, Kimberly S. Fairbanks.

Em 1986, Nathan (Nicholas Hamilton) é um adolescente que se envolve em um roubo e termina preso. Ele é praticamente resgatado pelo professor Stan Deen (Jared Harris), que deseja ajudar o rapaz a finalizar os estudos e encontrar um caminho na vida. 

Esse filme que é baseado em uma história real é um projeto da família Harris. O diretor Damian Harris, o ótimo ator Jared Harris e o coadjuvante Jamie Harris são irmãos na vida real e filhos do grande Richard Harris, que fez uma belíssima carreira como astro nos sessenta e setenta principalmente. 

O filme é bastante previsível no conteúdo e no estilo da narrativa de dramas focados em mensagens de esperança e no lado bom do ser humano. O professor hoje seria visto como um sujeito extremamente ingênuo, muito por causa do mundo em que vivemos, porém sua forma de encarar a vida é um exemplo bastante raro atualmente.

Nenhum comentário: