
Direção – Cristina Comencini
Elenco – Barbara Ronchi, Serena Rossi, Stefano Accorsi, Christian Cervone, Francesco Di Leva, Monica Nappo.
Em um prólogo em 1994, o maestro Amerigo (Stefano Accorsi) está prestes a participar de um concerto quando recebe a notícia de que sua mãe faleceu. Mesmo assim, ele decide se apresentar, mas sua memória volta para 1944 em Nápoles quando era criança e vivia na pobreza com a sua mãe.
O roteiro detalha a dura vida Amerigo, até ele ser escolhido junto com outras crianças para um projeto que os levava para passar um período no norte do país, com pessoas que poderiam oferecer uma melhor qualidade de vida.
Este longa é inspirado na história real das crianças que eram levadas de trem do sul para o norte da Itália, situação que resultou em opiniões contraditórias. Por mais que todos desejam uma vida melhor, a separação de filhos dos pais, mesmo sendo algo temporário, é extremamente doloroso. Isso fica claro no filme com os sentimentos carregados pelo protagonista durante a vida adulta.
A narrativa é feita para emocionar em vários momentos, sendo um longa indicado para quem gosta do estilo. Vale citar que o título original “O Trem das Crianças” é muito mais realista em relação a história do que título em português.
Nenhum comentário:
Postar um comentário