sábado, 27 de dezembro de 2025

The Running Man – O Sobrevivente (1987 & 2025)

 

The Running Man – O Sobrevivente (The Running Man, EUA, 1987) – Nota 7,5
Direção – Paul Michael Glaser
Elenco – Arnold Schwarzenegger, Maria Conchita Alonso, Yaphet Kotto, Jim Brown, Jesse Ventura, Erland van Lidth, Richard Dawson, Professor Toru Tanaka.

No futuro, uma grande corporação de mídia cria um programa de tv em que os participantes são condenados que são perseguidos por caçadores em uma transmissão ao vivo. O que sobreviver receberá a liberdade. Um dos participantes é Ben Richards (Arnold Schwarzenegger), que foi preso injustamente.

Este longa de ação futurista baseado em uma história de Stephen King tem um estilo até cafona no figurino e nos cenários, porém o contexto parece uma previsão simbólica do que vivemos hoje com maior intensidade. 

Lógico que ainda não foi criado um programa em que o participante aposta a vida, mas o formato é muito semelhante ao reality shows que se tornariam febre somente mais de uma década depois. 

A transmissão ao vivo comum hoje nas mídias sociais, a sede do público por sangue e o apresentador canalha vivido por Richard Dawson, que na vida real era apresentador de game shows na tv americana, são pontos extremamente atuais. E com Schwarzenegger no auge da carreira, as sequências de ação são outro destaque.

The Running Man  O Sobrevivente (The Running Man, Inglaterra / EUA, 2025) – Nota 7,5
Direção – Edgar Wright
Elenco – Glen Powell, Josh Brolin, Lee Pace, Michael Cera, William H. Macy, Emilia Jones, Karl Glusman, Colman Domingo, Alyssa Benn, Martin Herlihy, Katy O’Brian, David Zayas, Sean Hayes, Chris Rogers, George Carroll, Corey Johnson.

Em um futuro próximo, o mundo está claramente dividido entre em uma pequena elite e uma massa populacional quase miserável. Nesse contexto, Ben Richards (Glen Powell), que precisa de dinheiro para cuidar da saúde da filha, se inscreve para participar de um programa de tv. 

O detalhe é que os novos programas oferecem prêmios milionários, porém quase impossíveis de serem alcançados e em alguns casos com o competidor arriscando a própria vida. Ben é escalado para o programa chamado “O Sobrevivente”, em que o resultado é vencer ou morrer. 

Esse remake do filme de 1987 com Arnold Schwarzenegger é tão divertido, agitado e atual quanto o original. Mesmo com algumas pitadas sobre revolução, o que acaba se sobressaindo é o simbolismo em relação a manipulação midiática, os circos mentirosos que são os programas de tv e a sede do público por sangue, ou como se diz hoje, pelo cancelamento. 

As sequências de ação são competentes, os coadjuvantes até melhores que os do original, como o rebelde maluco vivido por Michael Cera, o falsificador de William H. Macy e a mocinha fútil de Emilia Jones. E cada vez mais o ator Glen Powell se mostra competente para protagonizar de filmes de ação.

Nenhum comentário: