segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Nuremberg

 

Nuremberg (Nuremberg, EUA / Hungria, 2026) – Nota 8
Direção – James Vanderbilt
Elenco – Russell Crowe, Rami Malek, Michael Shannon, Richard E. Grant, John Slattery, Colin Hanks, Ludia Peckham, Lotte Verbeek, Ben Miles, Andreas Pietschmann, Mark O’Brien, Wrenn Schmidt.

Ao final de Segunda Guerra Mundial em 1945, vários oficiais nazistas foram capturados pelos aliados, que decidiram organizar um julgamento em Nuremberg na Alemanha. Nesse contexto, o Major Douglas Kelley (Rami Malek), que é psiquiatra, recebe a missão de analisar os vinte e dois réus para evitar suicídios. Kelley termina criando um complicado vínculo com Hermann Goring (Russell Crowe), que seria o sucessor de Hitler. 

Este ótimo longa que explora o julgamento real que tinha como objetivo mostrar ao mundo que os crimes dos nazistas não ficariam impunes, tem um foco diferente da história que normalmente é contada sobre o tema. 

A ideia aqui é partir do ponto de vista do psiquiatra Douglas Kelley, que conforme entrevista e acompanha os criminosos durante um período antes do julgamento, começa a entender melhor o que levou aqueles homens a tomaram decisões cruéis. 

Como se ele buscasse a origem do mal, mas no final descobrisse que o mal está dentro de cada ser humano, assim como suas ambições, frustrações e medos. 

Rami Malek e Michael Shannon vivendo o promotor Jackson tem boas atuações, mas o destaque fica para Russell Crowe, que cria um Goring charmoso, educado e manipulador.

Nenhum comentário: