terça-feira, 9 de setembro de 2025

Longing - À Descoberta do Passado

 

Longing – À Descoberta do Passado (Longing, Canadá / EUA / Israel, 2024) – Nota 6
Direção – Savi Gabizon
Elenco – Richard Gere, Diane Kruger, Suzanne Clément, Tomaso Sanelli, Larry Day, Jesscia Clement.

Na sequência inicial, o empresário Daniel (Richard Gere) reencontra em um restaurante Rachel (Suzanne Clément), com quem namorou vinte anos atrás. Ele descobre que teve um filho e que o jovem faleceu em um acidente há poucos dias. O fato mexe com Daniel, que não tem esposa e nem filhos. Ele viaja para o Canadá onde vive a ex-namorada, para tentar saber mais sobre o filho que nunca conheceu. 

Este drama é uma refilmagem de um longa israelense de 2017 escrito e dirigido pelo mesmo Savi Gabizon. Como diz o subtítulo, é um filme sobre descobertas, tanto sobre quem era o filho, quanto pela própria jornada do protagonista em busca de algo que ele não imaginava sentir falta. 

Os dois primeiros terços são bastante interessantes, mesmo com uma narrativa lenta. Nesse período, o protagonista conhece diversas pessoas que conviveram com seu filho, assim como as várias faces do jovem. 

A história segue um rumo bizarro no terço final, quando algo totalmente inesperado é colocado como uma espécie de fechamento de vida. O resultado é um filme de altos e baixos, que lembra as produções orientais que focam em como as pessoas lidam com a morte.

Nenhum comentário: