Dancer, Texas (Dancer, Texas Pop. 81, EUA 1998) – Nota 7
Direção – Tim McCanlies
Elenco – Breckin Meyer, Peter Facinelli, Ethan Embry, Eddie Mills, Patricia Wettig, Eddie Jones, Wayne Tippit, Michael O’Neil, Keith Szarabajka
Na última semana antes da formatura no colégio, quatro amigos que vivem em uma pequena cidade do Texas com apenas oitenta e um habitantes planejam se mudar. Durante aquela semana, eles precisam resolver pendências, lidar com amigos, familiares e moradores que não desejam que eles saiam da cidade.
Este simpático longa de baixo orçamento escrito e dirigido por Tim McCanlies capta a vida lenta de uma pequena cidade e a difícil decisão que jovens precisam tomar entre aceitar a monotonia de uma vida interiorana ou arriscar a sorte em uma cidade grande em busca de seus sonhos.
Estes temas são detalhados de forma sensível e divertida, criando uma enorme empatia entre os personagens e o espectador. É bom filme que merece ser descoberto.
Texano por Acidente (Accidental Texan, EUA, 2023) – Nota 5,5
Direção – Mark Lambert Bristol
Elenco – Thomas Haden Church, Rudy Pankow, Carrie Anne Moss, Bruce Dern, AnnaClaire Hicks, Don Block, Brad Leland.
Erwin (Rudy Pankow) é um ator que desperdiça a chance de protagonizar um longa após um bizarro acidente nas filmagens. Na volta para casa, seu carro sofre uma pane em uma pequena cidade do Texas, local onde a vida corre bem mais devagar. Ele cruza o caminho de Merle (Thomas Haden Church), um perfurador de petróleo que também passa por uma crise profissional. O destino leva os dois a se unirem em um objetivo.
A mistura de drama e comédia explorada pelo roteiro segue o formato comum de centenas de filmes do gênero. O roteiro é bastante previsível, os vilões são incompetentes e algumas situações são forçadas. O filme ganha alguns pontos pela atuação de Thomas Haden Church, que faz o sujeito cínico de bom coração.
Vale citar que a premissa da celebridade presa em uma pequena cidade após um problema no carro é semelhante a “Dr. Hollywood: Uma Receita de Amor” protagonizado por Michael J. Fox no início dos anos noventa.
Happy, Texas (Happy, Texas, 1999) – Nota 5,5
Direção – Mark Illsley
Elenco – Jeremy Northam, Steve Zahn, Ally Walker, William H. Macy, Illeana Douglas, M. C. Gainey, Paul Dooley, Ron Perlman, Mo Gaffney
Dois criminosos (Jeremy Northam e Steve Zahn) fogem de uma prisão e chegam até a pequena cidade de Happy no Texas. Confundidos com preparadores de garotas para concursos de beleza, eles abraçam a ideia e assumem as identidades como sendo um casal. É o início de uma série de confusões.
Esta comédia flerta várias vezes com o besteirol utilizando a questão da troca de identidades paras criar uma série de piadas. Em meio aos altos e baixos, os destaques ficam para interpretações de Steve Zahn e William H. Macy, este segundo vivendo um policial.