quarta-feira, 2 de outubro de 2024

Lake City & A Luta de Harlan

 

Lake City (Lake City, EUA, 2008) - Nota 6
Direção – Hunter Hill & Perry Moore
Elenco – Sissy Spacek, Troy Garity, Rebecca Romijn, David Carradine, Dave Matthews, Colin Ford, Barry Corbin, Drea de Matteo, Jeff Wincott.

Após alguns anos longe de casa, Billy (Troy Garity) volta para a fazenda da mãe Maggie (Sissy Spacek) levando um garotinho (Colin Ford). Na verdade, Billy está fugindo de mafiosos que desejam recuperar drogas roubadas pela mãe do garoto que desapareceu. 

Este longa tem uma premissa e um desenvolvimento bastante previsível. O drama na relação entre mãe e filho, o garotinho sem mãe e a questão policial dos traficantes em busca do produto são situações comuns ao gênero. O destaque fica para a sempre competente Sissy Spacek e as locações na pequena cidade.

A Luta de Harlan (Harlan County War, EUA, 2000) – Nota 5,5
Direção – Tony Bill
Elenco – Holly Hunter, Stellan Skarsgard, Ted Levine, Wayne Robson, Alex House, Charlotte Arnold.

Em 1973, no Condado de Harlan no Kentucky, trabalhadores de uma mina de carvão entraram em greve exigindo melhores condições e assistência médica com apoio de um sindicato. A greve que durou um ano impactou a vida de diversas famílias do local, intercalando protestos pacíficos com conflitos mais violentos entre grevistas e seguranças da empresa proprietária da mina. 

Esta produção para a tv tenta detalhar o ocorrido colocando o foco em uma família em que o patriarca doente (Wayne Robson), a filha (Holly Hunter) e o marido dela (Ted Levine) se unem a linha de frente da greve ao lado de um sindicalista (Stellan Skarsgard). 

Por mais que seja uma história forte, o filme tem uma narrativa bastante irregular com pulos no tempo e várias situações resolvidas de forma rasa. O destaque fica para a atuação de Holly Hunter com um forte sotaque sulista.

Nenhum comentário: