quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Surf no Havaí, Sam Churchill: Surfista Detetive & Surfistas Ninjas

 

Surf no Havaí (North Shore, EUA, 1987) – Nota 6,5
Direção – William Phelps
Elenco – Matt Adler, Nia Peeples, John Philbin, Gerry Lopez, Gregory Harrison, Cristina Raines.

Rick (Matt Adler) vence uma competição de surf em uma enorme piscina no Arizona. O prêmio é uma passagem para o Havaí. A viagem é a realização de um sonho para Rick, que poderá surfar nas melhores praias, porém ao mesmo tempo terá de enfrentar um rival (Gregory Harrison), se apaixonará por uma jovem (Nia Peeples) e aprenderá como respeitar os costumes da região. 

Este filme típico da sessão da tarde chegou a ser um pequeno cult dos anos oitenta, muito pelas belas paisagens do Havaí e pelas sequências de surf. A trama é bastante previsível e o destaque do elenco fica para a participação como coadjuvantes de surfistas de verdade, como o lendário Gerry Lopez. 

Sam Churchill: Surfista Detetive (Sam Churchill: Search for a Homeless Man, EUA, 1999) – Nota 5
Direção – Steve Traxler
Elenco – John Schneider, Robyn Lively, Alex Rocco, Rudy Ramos.

Sam Churchill (John Schneider) é um ex-surfista que tenta sobreviver como detetive particular em Santa Barbara na Califórnia. Decadente e sem dinheiro, Sam aceita o trabalho oferecido por Laura (Robyn Lively) que procura seu pai que está desaparecido. Ao iniciar a investigação, Sam descobrirá uma situação mais complicada do que imaginava. 

Este longa produzido para a tv passa a impressão de ter sido uma tentativa de emplacar uma série que não deu certo. Por mais que o filme tenha personagens curiosos e algumas sequências de ação, ficam claras as limitações da produção. A presença de John Schneider como protagonista é outra pista, já que o ator ainda tinha uma certa fama pelo sucesso da série “The Dukes of Hazzard” nos anos oitenta.   

Surfistas Ninjas (Surf Ninjas, EUA, 1993) – Nota 5
Direção – Neal Israel
Elenco – Ernie Reyes Jr, Rob Schneider, Nicolas Cowan, Leslie Nielsen, Tone Loc, Ernie Reyes Sr, Emily Hu, John Karlen.

Johnny (Ernie Reyes Jr.) e Adam (Nicolas Cowan) são surfistas adolescentes que pensam apenas em curtir a vida. Quando eles descobrem serem herdeiros do trono de uma civilização em uma ilha do Pacífico, a dupla inicia uma jornada de descoberta e de muita ação para libertar seu povo de um tirano. 

Esta aventura é um besteirol repleto de cenas de ação absurdas e personagens bizarros, como o de Rob Schneider e o vilão interpretado pelo atrapalhado Leslie Nielsen. O filme foi uma tentativa de fazer sucesso com o ator e lutador Ernie Reyes Jr., que nos anos oitenta teve uma certa fama na série “Sidekicks”, batizada por aqui como “O Pequeno Mestre”. O resultado é uma sessão da tarde totalmente descartável.

Nenhum comentário: